Servidores gaúchos participam de capacitação sobre integração de dados espaciais


Foto destaque
  • Capacitação foi realizada neste segunda-feira no auditório da Seplag
Servidores do Departamento de Planejamento e Cartografia da secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag) e de outros órgãos do Governo, receberam nesta segunda-feira (15), informações sobre a integração de dados geoespaciais nas diversas instituições do governo brasileiro. A capacitação foi realizada no auditório da Secretaria, em parceria com Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).

O encontro visa promover o ordenamento na geração, no armazenamento, no acesso, no compartilhamento, na disseminação e no uso dos dados. Prevê, ainda, a utilização na produção e informações pelos órgãos públicos de todos os níveis de Governo, com padrões e normas homologadas pela Comissão Nacional de Cartografia (Concar).

O Secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, disse durante a abertura do evento, que unificar as informações sobre os dados espaciais com padrões e normas já estabelecidas, será um avanço para o desenvolvimento do trabalho no país. "É com muita alegria que estamos recebendo a iniciativa aqui no Estado", afirmou.

Já o diretor do Departamento de Planejamento da Seplag, Álvaro Magalhães, disse que esta integração dos governos estaduais com a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, está iniciando aqui pelo Rio Grande do Sul. "Nosso Estado é o primeiro a receber a visita dos técnicos do Ministério do Planejamento, o que muito nos honra".

Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais
Vinculada ao Ministério do Planejamento, foi criada para integrar os dados geoespaciais existentes nas diversas instituições do governo brasileiro, proporcionando a sua disseminação e uso efetivo. Atualmente o estudo, feito apenas em nível federal, está sendo ampliado para todos os Estados brasileiros. As informações estão disponibilizadas através do site www.inde.gov.br.

A INDE fornece ainda, a base geoespacial para o cruzamento e a análise de informações, subsidiando a elaboração de políticas públicas tendo por base o território, ajudando a direcionar intervenções e gerando benefícios para os cidadãos, governo e empresas.

Texto e foto: Regina Farina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços