Servidores do Novo Degase receberão auxílios alimentação e transporte

Outra novidade é o pagamento da gratificação de R$ 400 para os coordenadores de plantão nas unidades

O diretor do Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), Alexandre Azevedo, anunciou nesta sexta-feira (19/7), após reuniões com os secretários de Educação, Wilson Risolia, e de Planejamento, Sergio Ruy Barbosa, o pagamento dos auxílios alimentação e transporte. Todos os servidores do Degase receberão estes benefícios, respectivamente, nos meses de agosto e outubro. Outra notícia é o pagamento da gratificação de R$ 400 para os coordenadores de plantão nas unidades, que entrará em vigor em setembro.

O Novo Degase vem, desde 2009, consolidando um processo de realinhamento institucional, com avanços significativos, reconhecidos inclusive pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O retorno dado durante a visita do CNJ, em 2012, apontou os avanços que a instituição já havia conquistado em relação ao relatório de 2011, e colocou o Rio de Janeiro como estado de referência positiva para os demais estados da federação em relação ao atendimento a adolescentes em conflito com a lei. No relatório encaminhado pelo CNJ no dia 26 de março de 2013 há o registro:

“Concluímos, portanto, que o Estado do Rio de Janeiro apresentou evolução desde o último relatório, especialmente no que tange ao Poder Executivo, com a quase completa desativação do Instituto Padre Severino, a construção de novas unidades em Campos dos Goytacazes e em Volta Redonda e, especialmente, pela contratação e capacitação de Servidores” (Relatório Conselho Nacional de Justiça, março e 2013).

Para efetivação do realinhamento conceitual, houve investimentos na estruturação do quadro de pessoal, com a contratação de profissionais que são responsáveis pelo atendimento socioeducativo por meio de concurso público. Em 2012, foram autorizadas a entrada de 500 novos servidores, entre agentes socioeducativos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem terapeutas ocupacionais, professores de educação física, arquivista, bibliotecário, musicoterapeuta, nutricionista, farmacêutico, técnico de segurança do trabalho, contador e agente administrativo. Todos esses profissionais passaram por um curso de formação de mais de 250 horas.

Em 2013, foram chamados 70 novos servidores do concurso que são de vagas remanescentes de 2012. Os novos servidores já estão finalizando o curso de formação. Também foram convocados mais 376 novos profissionais que serão nomeados ainda em 2013.

Ainda para esse ano, houve autorização para convocação de mais 196 agentes socioeducativos que estavam previstos para serem convocados apenas em 2015. Em 2014, há previsão para a convocação, capacitação e nomeação de mais 327 profissionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade