Série Boas Práticas destaca pesquisa sobre vegetais realizada por estudantes de Mateus Leme

Na Escola Estadual Manoel Antônio de Souza, no município de Mateus Leme (distrito de Azurita), Região Metropolitana de Belo Horizonte, o ensino de Ciências é embasado em pesquisas que avaliam as propriedades de vegetais típicos da região. Com o "Projeto de Iniciação Científica", os alunos realizam estudos sob orientação de professores no contraturno escolar. A iniciativa, que já rendeu prêmios e reconhecimento, é o tema da série Boas Práticas desta semana, uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e a Rede Minas.
Uma das pesquisas realizadas pelos alunos foi relacionada ao Pariri. Para pesquisar a planta, os estudantes entrevistaram a população e analisaram os princípios ativos do vegetal. Também foram feitos testes para avaliar a eficácia em seres humanos.
“Nós descobrimos que a planta tem propriedades com ação antitumoral, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante”, lembra o estudante Cristopher Carvalho. A pesquisa com o vegetal possibilitou aos alunos participar de feiras internacionais.
Atualmente, outras espécies de vegetais tem sido tema de estudo por parte de alunos e professores da escola de Azurita. O foco da vez é a Yakon, espécie de batata que ajuda na redução da taxa de glicemia nos indivíduos diabéticos. Pesquisas realizadas com voluntários no posto de saúde da cidade mostram que o alimento ajuda na redução de 87% da glicose em diabéticos e 29,2% em não diabéticos.
Para a aluna Jaqueline Campos Costa, a participação na iniciativa tem contribuído para o aprendizado sobre o conteúdo. “Foi aqui, nesta escola, que a Ciências passou a fazer parte da minha vida e da minha rotina”, afirma a estudante.
Os vídeos da série Boas Práticas têm duração de dois minutos e são exibidos nos intervalos da programação da Rede Minas. O material também está disponível no Youtube da Secretaria de Estado de Educação e no Canal Minas Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços