Semsa realiza terceira oficina para mudanças na Atenção Primária à Saúde



Foto: ASCOM SEMSA

Semsa realiza terceira oficina para mudanças na Atenção Primária à Saúde
Será realizada a oficina “Cadastro Familiar e Diagnóstico Local nas UBSs
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irão participar na próxima quarta-feira, 17, de mais uma etapa do trabalho de Organização dos Macroprocessos Básicos da Atenção Primária à Saúde. Nesta etapa, será realizada a oficina “Cadastro Familiar e Diagnóstico Local nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, que acontecerá das 14h às 18h, na Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, na avenida Mário Ypiranga, bairro Parque Dez.
A oficina é a terceira de uma série de oito programadas para acontecer durante o ano e que fazem parte do processo de implantação de um novo modelo do processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde em Manaus. O evento será direcionado para um grupo de 80 pessoas, incluindo gestores e 40 tutores selecionados entre os profissionais da Semsa que estão sendo qualificados para apoiar o processo de reordenamento da Atenção Primária à Saúde (APS), no município de Manaus, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento e garantir o acesso da população aos serviços de saúde.
Sob a coordenação do sanitarista Eugênio Vilaça Mendes, consultor responsável pelo processo de reordenamento da APS em Manaus, a oficina vai orientar os participantes sobre a metodologia adequada para que possam apresentar um cadastro atualizado das famílias que moram nas áreas de abrangência das Unidades de Saúde e para montar um diagnóstico do território e da população residente.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, o cadastro familiar é um instrumento utilizado pelos profissionais de saúde para conhecer as famílias que vivem no território de responsabilidade das UBSs e para obter as informações necessárias para estabelecer o vínculo entre a equipe de saúde e a população, fundamentando o planejamento de ações que tenham impacto positivo sobre a saúde da comunidade.
Além do cadastro familiar, os participantes da oficina serão orientados sobre o processo de diagnóstico local dos territórios de abrangência das Unidades de Saúde, ferramenta que busca reunir todas as informações necessárias para que a equipe de saúde conheça o território sob a sua responsabilidade, utilizando informações do cadastro familiar, tendo o objetivo de obter informações sobre o perfil epidemiológico, os fatores geográficos, demográficos, políticos, econômico-sociais, culturais e institucionais que influenciam na saúde dos indivíduos e da comunidade.
Os participantes da oficina irão multiplicar as informações entre os trabalhadores de saúde para que todas as Unidades Básicas possam atualizar o cadastro das famílias atendidas e concluir a montagem do diagnóstico local do território e da população residente, utilizando uma metodologia padronizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços