Seminário nacional de cebola homenageia produtor e técnico do Paraná

A Associação Nacional de Produtores de Cebola homenageou o produtor paranaense Aldo Julian, do município de Fernandes Pinheiro, região Centro Sul do Paraná e o engenheiro agrônomo do Instituto Emater, Iniberto Hamerschmidt, em função dos bons resultados que eles vêm conseguindo com a produção de cebola no último ano.

A homenagem ocorreu durante o XXV Seminário Nacional de Cebola e XVI Seminário de Cebola do Mercosul, realizado no município paulista de São José do Rio Pardo em junho. Estavam presentes cerca de 600 produtores e técnicos dos estados brasileiros produtores de cebola e também da Argentina e Uruguai. Aldo Julian foi homenageado por ser um produtor tradicional e que vem obtendo ótimos resultados com a cebola, cultivando anualmente cerca de 10 hectares. A homenagem ao técnico Iniberto Hamerschmidt foi um reconhecimento à sua iniciativa de criar os encontros estaduais de produtores de cebola, que são realizados por 23 anos seguidos e pela coordenação de dois seminários nacionais realizados no Paraná e ainda por ter contribuído na criação da Associação Paranaense de Produtores de Cebola.

O Paraná foi representado por 40 produtores de cebola e técnicos dos municípios de Fernandes Pinheiro, Irati, Imbituva, Prudentópolis, Campo Largo, Campo Magro, Balsa Nova, Lapa e Curitiba.

Durante o seminário foram discutidos temas como sustentabilidade na cultura da cebola e também foi apresentada a projeção de produção no Brasil e Mercosul para o ano de 2.013. O Brasil deverá colher neste ano 1.354.508 toneladas e o Paraná 155.000 toneladas, representado 12% da produção nacional. Iniberto Hamerschmidt, que é coordenador estadual de Olericultura da Emater, apresentou os resultados do último seminário nacional de produtores de cebola que foi realizado em Fernandes Pinheiro no ano passado. Ele destacou a forte adesão do produtor paranaense ao encontro, que no segundo dia registrou a presença de 1.050 participantes.

Segundo Hamerschimidt, essa presença maciça se deve ao interesse do produtor por novas tecnologias em produção de cebola, como novas variedades que são lançadas no mercado, nos produtos químicos e também o interesse por técnicas de conservação e manejo solo para evitar possíveis contaminações da produção.

A produção de cebola no Paraná é essencialmente familiar e envolve cerca de 5.600 produtores, que mantém cerca de 1,4 hectar de área média de plantio. Hamerschmidt apresentou ainda como destaque o crescimento da produtividade do cultivo de cebola no Estado que nos últimos 10 anos passou de 10.000 para 20.000 kg por hectare.

Ao final do seminário foi definido que o município catarinense de Alfredo Vagner, grande produtor de cebola, será o próximo a sediar o evento nacional que vai acontecer em abril de 2.014.

Hamerschimidt estava acompanhado do engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Carlos Alberto Salvador. Após o encontro dos produtores de cebola visitaram a Hortitec, que é a maior exposição brasileira na área de produção de hortaliças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços