Secretaria é favorável a sinalização permanente de áreas para banho de mar e pesca

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos emitiu parecer favorável ao projeto de lei que prevê sinalização permanente em mar, lagos ou rios, para demarcar áreas de pescas e de lazer. Se aprovado, ficará proibida a pesca profissional ou amadora, com o uso de redes, a até 400 metros da costa.

A medida foi uma iniciativa da organização não governamental (ONG) Instituto Renata Turra Grechinski – Parceiros do Mar e Projeto Surf Seguro. Segundo, a diretora-administrativa Sílvia Turra Grechinski o objetivo não é proibir a pesca e sim conscientizar e orientar os pescadores a respeito da colocação de redes e artefatos em áreas ilegais.

O instituto foi criado, após a morte da psicóloga curitibana Renata Turra, 23 anos, ocorrida em fevereiro do ano passado, em Guaratuba. A jovem ficou com a corda da prancha de surfe presa em um artefato de pesca clandestina colocado, ilegalmente, em área destinada aos banhistas. A presidente da ONG e mãe de Renata, Lucile Turra, explica que a medida contribui para a preservação dos ecossistemas marinhos. “Temos promovido campanhas de educação ambiental, em parceria com as comunidades pesqueiras, no sentido de orientar a população”, explica Lucile.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, informou que a legislação ambiental já proíbe a pesca com uso de rede a menos de uma milha da costa, tendo em vista de que estes locais são considerados o berço da reprodução de espécies marinhas. “Esta medida reforça a legislação ambiental, protegendo os ecossistemas marinhos e garantindo a sustentabilidade da atividade pesqueira”, declara Cheida. O projeto de Lei 214/12 é do deputado estadual Ney Leprevost.

A ONG elaborou materiais didáticos, que estão sendo distribuídos no Litoral do Paraná, sobre segurança e limpeza das praias. As publicações foram elaboradas com apoio da Universidade Federal do Litoral, Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental. Outra importante ação são os mutirões de limpeza do mar e da orla realizados em parceria Associação de Pesca Submarina, Federação Paranaense de Surf, Federação Paranaense de Bodyboarding, colônias de pescadores do litoral do Paraná, prefeituras municipais e ONG Mar Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços