Secretaria do Idoso promove ação em comemoração ao Dia dos Avós



Atividade será realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Iolanda Salgado Vieira
Hoje (26), é celebrado o Dia dos Avós. Para comemorar a data,a  Secretaria do Idoso promove, na tarde de hoje, uma atividade especial no Centro de Educação Infantil Iolanda Salgado Vieira, Rua Nelson Brunelli, nº338, no jardim da Luz. No local as crianças de 1 a 5 anos ouvirão histórias e contos da idosa Maria Napolitana Gonçalves, e 78 anos.

Maria Napolitana Gonçalves adora contar histórias, piadas e é protagonista na comunidade. Napolitana ou dona Napô ,como foi carinhosamente apelidada, é usuária do Centro de Convivência  da Pessoa Idosa Miguel Quesada Leste. No local ela participa da oficina de pintura em tecido e das aulas de alongamento. Foi professora de ensino fundamental para crianças no estado de São Paulo por 10 anos  e catequista por 50 anos.

O objetivo da ação, além de celebrar o Dia dos Avós, é estabelecer contato intergeracional promovendo a pessoa idosa a compartilhar seu saber, estabelecer a convivência e o respeito à pessoa idosa, através de atividades educativas, lúdicas, naturalizando a convivência com idosos desde criança. A ação também  favorece a quebra de preconceitos e estabelece vínculos saudáveis entre crianças e idosos.

Napolitana avalia essa atividade como importante e se sente valorizada. “Lidando com as crianças além de ensinar e passar exemplos, contar histórias , é possível também aprender muita coisa, a nova geração tem muito a ensinar à terceira idade. Eles aprendem e ensinam sobre computadores e  tecnologias com muita facilidade, por exemplo.”

Ela destacou ainda que é  uma oportunidade para que as crianças conheçam um pouco da história de sua vida,que também se identifica com a história de muitos dos avós destas crianças. “Tenho certeza disso, espero que essas crianças possam transmitir esse contato nas suas famílias.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços