Secretaria de Saúde realiza ações educativas sobre Hepatite


Unidades Básicas de Saúde realizam palestras, entregam panfletos e intensificam teste rápido para detecção da doença
Com o objetivo de conscientizar os londrinenses sobre os meios de prevenção, detecção precoce e formas de tratamento das hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde realiza durante o mês de julho diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde. As ações visam marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, celebrado neste domingo (28).

Desde o dia primeiro de julho, as unidades de saúde distribuíram material informativo para a população, realizaram palestras com grupos comunitários, publicaram cartazes educativos e intensificaram a oferta de teste rápido de hepatite.

Hoje (26), pela manhã, as orientações foram dadas à população da Unidade Básica João Paz, Novo Amparo, Guanabara, Tókio e Centro. Na terça-feira (30), a partir das 8h, a unidade básica do Jardim do Sol vai entregar panfletos e fazer testes rápidos de hepatites para os interessados. Já as unidades do Guanabara, Tókio e Centro vão realizar até quarta-feira (31) palestras educativas, distribuição de folders e testes rápidos durante o dia inteiro.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde do Adulto, Juliana de Oliveira Marques, é importante falar sobre a doença dado o número de pessoas atingidas e pela possibilidade de complicações das formas agudas e crônicas das hepatites.

“As equipes de atenção básica têm um papel relevante na prevenção, vigilância, diagnóstico e acompanhamento das pessoas portadoras de hepatites, sintomáticas ou não, sendo que as estratégias da Saúde da Família têm gerado mudanças significativas no relacionamento dos profissionais da saúde e população, o que pode ser percebido no padrão de assistência oferecida à população. Com as atividades deste mês pretendemos prevenir novas infecções, controlar a doença e melhorar a qualidade de vida dos portadores das hepatites”, disse Juliana.

A coordenadora ainda explicou que a infecção provocada pelos vírus A e E causa apenas formas agudas de hepatite e a pessoa pode se recuperar, eliminando o vírus de seu organismo. Já as hepatites causadas pelos vírus B, C e D causam tanto infecções agudas quanto crônicas.

Os sintomas da doença são pouco frequentes tanto nas infecções agudas quanto nas crônicas, mas quando aparecem podem caracterizar icterícia, fadiga, dor abdominal, náusea e vômitos.

Teste Rápido

Desde janeiro de 2013, 39 Unidades Básicas de Saúde de Londrina realizam o teste rápido de triagem para Hepatite B e C. Neste mês, foi intensificada a oferta e a realização do teste rápido de triagem para Hepatites B e C nas unidades que já realizam teste rápido e para as demais o método convencional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços