SBPC Jovem quer despertar o interesse pela ciência e tecnologia


Da Assessoria de Imprensa da SBPC
 
Oficinas, palestras, rodas de conversas e apresentações culturais serão algumas das atividades da SBPC Jovem, evento que ocorrerá durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que será realizada entre os dias 21 e 26 de julho, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também fará parte da programação a Feira SBPC Jovem, para a qual foram selecionados 50 trabalhos científicos, entre os enviados por estudantes e professores do ensino básico de todo o Brasil.
Segundo o professor Antonio Carlos Pavão, da UFPE e coordenador da SBPC Jovem, a programação deste ano conta com diversas ações voltadas para estudantes. “As atrações têm como objetivo despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia”, disse. “Entre as atividades, estarão 14 salas com temáticas, planetário, o Circo da Ciência – um projeto que faz parte da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), uma tenda com exposições de 25 de centros de ciências do país –, além de duas exposições intituladas ‘História Química da Humanidade’ e ‘Caravana dos Notáveis Cientistas Pernambucanos’ e muito mais.”
Assim, como em outras edições, a programação da SBPC Jovem tem como objetivo oferecer oportunidade para que os jovens vivenciem diferentes experiências. “Haverá muitas atividades interativas, nas quais os jovens poderão participar de experimentos práticos”, disse. “Isso é muito importante, porque pode incentivar os jovens a se tornarem futuros cientistas.”
SBPC MIRIM – Dentro da programação da SBPC Jovem haverá a SBPC Mirim, que será um dos destaques da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O objetivo desse evento é ampliar o interesse das crianças pelo conhecimento científico e estimular seu gosto pela ciência. Entre as atividades estarão oficinas, contação de histórias, apresentações teatrais e atividades de iniciação científica.
Segundo Pavão, o projeto surgiu porque foi percebido um número crescente desse público nas reuniões anteriores. “Temos observado que o número de crianças visitantes tem aumentado nas atividades da SBPC Jovem”, explicou. “Por isso resolvemos desenvolver atividades específicas para eles, como, por exemplo, um espaço para contação de histórias, um palco para apresentações teatrais, além das oficinas interativas.”
A ideia da SBPC Mirim é envolver estudantes da educação infantil na discussão de temas científicos e culturais. “Queremos oferecer um espaço para as crianças lidarem com a metodologia científica, desenvolvendo experimentos e refletindo sobre a produção do conhecimento”, explicou Pavão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços