Saúde Itinerante realiza mais um mutirão de cirurgias

Thiago da Silva esperava há três meses pela cirurgia de fimose (Foto: Saúde Itinerante)
Thiago da Silva esperava havia três meses a cirurgia de fimose (Foto: Saúde Itinerante)
Mais um mutirão de cirurgias foi realizado neste fim de semana (dias 12, 13 e 14) pela equipe do programa Saúde Itinerante, por meio do Mutirão de Cirurgias do Hospital das Clínicas de Rio Branco. O município contemplado com a visita dos profissionais de saúde foi Feijó. O atendimento destinou-se a pacientes com indicação de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Foram realizados 30 procedimentos cirúrgicos: sete cirurgias de vesículas, 17 de hérnia, cinco postectomias (fimose) e uma cesariana de urgência.
A jovem Maria Rita chegou ao hospital às 2 horas, sentindo as dores do parto.  Devido à impossibilidade de ser realizado o parto normal, foi imediatamente encaminhada para a sala de cirurgia, onde deu à luz uma menina de 4,7 quilos. A criança recebeu o nome de Raíza, em homenagem à filha do médico Yotaro Suzuki, responsável pelo parto.  “Estou muito feliz e agradecida. Achei que perderia minha filha”, conta Maria Rita.
Já Thiago da Silva, 10, mora com a mãe à distância de uma hora de barco mais três horas a pé  da cidade de Feijó. A mãe de Thiago ouviu no rádio a notícia de que o Saúde Itinerante estaria no Hospital Geral e não perdeu tempo. Thiago aguardava havia três meses a cirurgia de fimose. “Estou muito feliz em poder realizar essa cirurgia aqui na minha cidade, sem ter que viajar. Tenho mais quatro irmãos e ia ser muito difícil minha mãe deixá-los por minha causa”, diz.
Para o cirurgião e diretor-geral do Hospital das Clínicas, Yotaro Suzuky, é uma satisfação atender as pessoas em sua própria localidade, sem que seja preciso que os pacientes se desloquem a outros municípios para receber atendimento. “Vamos nos esforçar para cumprir a meta de zerar a fila do TFD até março do ano que vem”, ressaltou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade