São Miguel das Missões sedia encontro regional de cooperativas da agricultura familiar

ndicado por historiadores como o Berço do Cooperativismo, São Miguel das Missões sediará, nesta sexta-feira (05), o Encontro Cooperativista da Agricultura Familiar. O evento marca a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo e a celebração do aniversário de um ano da Unidade Regional de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar.

Segundo a tecnóloga em Desenvolvimento Rural, da Unidade Regional de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar, Marita Minetto, "o município de São Miguel foi escolhido para sediar este evento porque, segundo alguns historiadores, o cooperativismo chegou ao Brasil pelas mãos dos jesuítas, e as missões no Sul do país são exemplo de sociedade solidária, fundamentada no trabalho coletivo, com o objetivo de promover o bem comum". É neste cenário que devem ser recebidos associados de quatro cooperativas da agricultura familiar das Missões.

Para a coordenadora da Unidade de Cooperativismo, a engenheira agrônoma Cléia dos Santos Moraes, o momento também será de comemoração, uma vez que a UCP celebra um ano na região, com uma equipe multidisciplinar, que presta assessoria e extensão rural para mais de vinte cooperativas, colaborando na organização e gestão das mesmas. Durante o evento, Cléia, que é doutora em extensão rural, abordará o tema "Cooperativismo como ferramenta para o desenvolvimento rural". "O momento será de aprendizagem e reflexão sobre o papel das cooperativas", comentou.

Segundo o extensionista da EmaterRS-Ascar, em São Miguel das Missões, Gomercindo Rodrigues Vargas, o evento marca a consolidação da agricultura familiar, pois através do cooperativismo foi possível produzir e comercializar os seus produtos no mercado. "É um momento de transformação."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços