São José do Norte e Rio Grande sediarão os Diálogos Cdes-RS


São José do Norte e Rio Grande sediarão os encontros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS) na segunda quinzena deste mês. Abertas ao público, as atividades têm como objetivo envolver as comunidades locais no debate sobre o desenvolvimento da Região Sul, com vistas aos empreendimentos do Polo Naval e seus impactos socioeconômicos.

Em 24 de julho, o evento ocorrerá às 18h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São José do Norte (Rua Marcílio Dias, s/nº); e no dia 25, às 10h, no Auditório da Câmara de Comércio Rio Grande (Praça Xavier Ferreira, nº 430 - 1° andar).

Denominados Diálogos Cdes-RS, os encontros deverão reunir lideranças, trabalhadores, empresários, academia, movimentos sociais, prefeitos, vereadores e secretários de Estado para um amplo debate sobre questões relacionadas ao desenvolvimento regional.
Medidas para potencializar as oportunidades geradas com a indústria oceânica, solucionar entraves e reflexos inerentes aos investimentos, crescimento populacional, obras de infraestrutura, mobilidade urbana, transporte hidroviário, saúde, educação e segurança, entre outros temas, serão pautas dos eventos.

"O objetivo é envolver a sociedade civil na discussão de questões importantes para a região. Nos Diálogos Cdes-RS, se promovem a escuta e a troca de ideias sobre temas relativos ao desenvolvimento econômico e social do Estado, buscando a concertação de opiniões dos diversos atores envolvidos", explica o secretário-executivo do Cdes-RS, Marcelo Danéris, que coordenará as atividades. Em formato de seminário, os encontros do Conselhão também proporcionam a integração entre políticas públicas, a partir da harmonia dos governos federal, estadual e municipal.

O Cdes-RS consiste em órgão de assessoramento e aconselhamento do Governo do Estado, composto por representantes da sociedade civil. Desde sua criação em 2011, 24 Diálogos Temáticos e 12 Diálogos Regionais foram realizados em diferentes municípios do Rio Grande do Sul. Mais de 130 recomendações emitidas pelo Conselhão já foram acolhidas e implementadas pelo Executivo gaúcho.

Texto: Assessoria de Imprensa Cdes-RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade