Santa Catarina discute o traçado da Ferrovia Leste-Oeste

O traçado da Ferrovia Leste-Oeste, trecho entre Maracajú (MS) e Mafra (SC), foi debatido nesta quarta-feira, 3, em reunião com o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL) Bernardo Figueiredo. O objetivo foi solicitar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para que, ao chegar em Santa Catarina, os trilhos percorram o traçado da antiga Ferrovia do Contestado, nos municípios de Porto União, Canoinhas e Mafra até o Porto de São Francisco do Sul. “Pedimos que uma das alternativas a serem estudadas seja esta, para garantir o resgate do transporte ferroviário em Santa Catarina”, afirmou o secretário de Articulação Nacional, João Matos, representando o Governo do Estado.
Após exposição do engenheiro da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Ricardo Saporiti, que destacou a importância da ferrovia para o setor industrial catarinense, Figueiredo garantiu a concepção de uma malha integrada. “Não existe disputa ente Santa Catarina e outro Estado, vamos levar em consideração a quantidade de portos catarinenses e criar uma malha integrada com outras grandes ferrovias”, expressou o diretor. Conforme ele, há estudos para ligação das ferrovias Litorânea e da Integração com outras que permitirão o deslocamento de cargas para todas as regiões do País, utilizando-se a mesma bitola.
Participaram da reunião os deputados federais Marco Tebaldi, Celso Maldaner, Ronaldo Benedet e Espiridião Amin; o senador Paulo Bauer; o prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze; e o deputado estadual Reno Caramori.

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