Sanepar implanta cortina verde nas estações de esgoto da região de Foz

A Sanepar está implantando cortinas verdes nas estações de tratamento de esgoto das cidades da região de Foz do Iguaçu. Os primeiros projetos contemplam as estações de Santa Helena e de São Miguel do Iguaçu. O objetivo é, de forma sustentável, reduzir o odor gerado pelos gases emitidos nas duas estações. O investimento é de R$ 73 mil.

As cortinas verdes são constituídas de vegetais e auxiliam na contenção de gases e odores, filtrando o ar e melhorando a sua qualidade. A cortina verde ‘empurra’ os gases para o alto, reduzindo a concentração e facilitando a dispersão pelo ar. Para formar uma cortina verde é necessário o plantio de três estratos de árvores, de diferentes alturas.

A padronização vegetal utilizada pela Sanepar foi definida pelos critérios de reflorestamento e paisagismo e contempla também os aspectos estéticos, de segurança, conservação e manejo da estação As mudas são de sansão-do-campo, aroeira e eucalipto. “Além de melhorar o aspecto visual, o paisagismo também contribui para diminuir a percepção do odor”, diz o engenheiro ambiental da Unidade Regional da Sanepar de Foz do Iguaçu, Victor Martinez.

Em Santa Helena foram plantadas cerca de 4,6 mil mudas. Além da cortina verde, a estação também ganhou projeto paisagístico, formado por árvores nativas e arbustos, como jasmins. A mesma prática foi adotada em São Miguel do Iguaçu. Além das árvores para a cortina verde, o projeto paisagístico conta com mudas de azaléias. Lá, serão plantadas pouco mais de mil mudas.

SEQUÊNCIA - A próxima estação a ser contemplada é a de Santa Terezinha de Itaipu. A contratação do serviço deve ocorrer até o início do segundo semestre. O projeto da estação de tratamento de Três Lagoas, em Foz do Iguaçu, está em elaboração.

Martinez explica que o projeto de cortina verde leva em consideração critérios como as características da localização das estações e a proximidade com centros urbanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade