Ruben Figueiró critica respostas de Ministério sobre separadora de gás natural em MS

Da Redação
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) disse estar frustrado e indignado com “as respostas de caráter protocolar” enviadas ao Senado pelo Ministério de Minas e Energia para o pedido de informações sobre os investimentos da Petrobras no Mato Grosso do Sul.
O senador estava interessado em saber sobre as reais possibilidades de construção de uma separadora de gás que permita o aproveitamento do produto transportado pelo gasoduto que vem da Bolívia para o Brasil, cortando 600 quilômetros do território sul-mato-grossense.
Segundo Figueiró, pelo gasoduto são transportados  30 milhões de metros cúbicos de gás natural, que seguem diretamente para indústrias instaladas nas regiões Sul e Sudeste.
– Ao receber o documento, indignaram-me a forma evasiva das respostas apresentadas e a fragilidade dos argumentos usados. Lembro que a fiscalização é uma das mais importantes tarefas do Legislativo. Enquanto autoridades do Executivo procrastinam, o povo do meu estado fica privado do gás natural – reclamou, em discurso no Plenário, na manhã desta sexta-feira (5).
O senador lembrou que o gás natural possibilita a extração de mais de 100 subprodutos, que poderiam ser úteis à população e à indústria de todo os estados do Centro-Oeste do país.
Insatisfeito com a resposta do Ministério de Minas e Energia, o parlamentar informou que já teve um requerimento de sua autoria aprovado para que a presidente da Petrobras, Graça Foster, explique melhor, no Senado, por que é inviável instalar uma separadora de gás no Mato Grosso do Sul e explicitar a previsão de investimentos da estatal na regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
– O Brasil mudou nos últimos anos, e o Centro-Oeste já é dínamo econômico. Apesar disso, não tem nenhuma das 42 separadoras de gás instaladas no país. Minha função é cobrar das autoridades precisão das informações, pois somos fiscalizadores do Executivo, além de representantes do povo e dos estados – afirmou.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços