RS Sem Fronteiras: comandante da BM avalia como positivas ações policiais em protestos


Foto destaque

Comandante-geral da Brigada Militar, o coronel Fábio Duarte Fernandes avaliou como positivas as últimas estratégias adotadas pelas forças policiais durante as manifestações registradas em junho, em Porto Alegre. Em entrevista ao programa radiofônico RS Sem Fronteiras desta semana, o oficial reiterou que a Brigada Militar (BM) vai manter a mesma orientação para as próximas mobilizações: a preservação da integridade física de manifestantes e policiais. Sobre as três viaturas incendiadas no começo da semana - duas na Capital e outra em Fontoura Xavier -, o coronel afirmou que os casos são investigados pela Polícia Civil (PC).

Apesar da complexidade envolvendo as ações de policiamento nos protestos, o oficial disse que a corporação registrou poucas baixas. "A nossa avaliação é muito positiva, pois temos um número de manifestantes que gravitam em torno de 15 mil a 20 mil pessoas. E o número de policiais e pessoas feridas é pequeno, ínfimo. Isso demonstra que a BM está adotando técnicas, estratégias e táticas de emprego de efetivo que estão dando resultado". Uma das prioridades do comando da BM é garantir proteção aos manifestantes e, ao mesmo tempo, aos policiais. "A orientação da preservação da vida permanece, tanto dos manifestantes quanto dos servidores da BM. E isso tem dado resultado".

Viaturas queimadas
O coronel descartou a possibilidade de crime político envolvendo a queima de viaturas na Capital. "A PC e a BM estão buscando solucionar os motivos pelos quais isso aconteceu. Lamentamos, porque afinal de contas foram três, sendo duas em Porto Alegre e outra em Fontoura Xavier. As investigações vão apontar se isso foi um ato de vandalismo ou se foi represália a ações da BM, o que eu não acredito".

Embora reconheça que um grupo minoritário promove as ações de vandalismo, Fábio afirmou que cerca de 200 pessoas estão envolvidas nesses atos. "Conseguimos coibir em especial os incêndios em uma dessas manifestações e saques, que estavam previstos na última manifestação. Recebemos cumprimentos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) agradecendo o trabalho da BM. A sociedade tem aplaudido as atuações da BM, uma vez que estamos melhorando nossas atuações, depurando melhor os deliquentes, depredadores, saqueadores, daqueles que querem fazer manifestação pacífica".

Grupos
O coronel desaconselhou a organização de grupos de moradores para proteger determinadas regiões da Capital, como na Cidade Baixa. "A orientação é que os moradores não se reúnam em grupos e não peguem armas". Sobre a próxima mobilização, que deve se deslocar a partir da zona Sul até o Centro, o coronel reafirmou que o objetivo da BM é garantir a segurança dos manifestantes ordeiros. "Com a caminhada, pode aumentar o número de depredações e o risco aumenta. A BM dará segurança para todas as pessoas que querem se manifestar".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços