RS na Paz Comunidade leva os serviços do Estado aos cidadãos de Vacaria

A Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha, no município de Vacaria, região dos Campos de Cima da Serra, serviu de palco para as ações de solidariedade do projeto RS na Paz Comunidade nesta sexta-feira (05). Cortes de cabelos, distribuição de mudas de plantas, confecção de documentos pessoais (RG/CPF), assistência judiciária e outros serviços, atividades de cultura e lazer, foram disponibilizados à população gratuitamente.

A professora Noedi de Fátima Mello Pires, 52, veio cedo para fazer a segunda via da carteira de identidade. Pegou uma das primeiras fichas, das cento e vinte distribuídas. "Este serviço é muito importante para a população carente, porque é de graça e ninguém paga nada. O povo precisa disso", destacou.

O projeto, que integra o programa RS na Paz, coordenado pela Secretaria Estadual da Segurança Pública, coloca o Estado a serviço da população, com policiamento qualificado aliado a diversas ações sociais, prevenindo e coibindo a violência. Na abertura do evento, o coordenador da ação, delegado Carlos Sant'ana, destacou que "em Porto Alegre, os Territórios de Paz reduziram, num primeiro momento, em 3% os índices de criminalidade. Na Vila Cruzeiro do Sul, a redução já chega a 25%, e na Restinga, chegamos a ficar 45 dias sem registrar nenhuma morte. No interior, onde os Territórios de Paz estão chegando, a ação policial tem produzido um impacto e uma diminuição da criminalidade".

Vacaria foi o primeiro município do interior a receber o Território de Paz, implantado nos três bairros considerados os mais violentos da cidade: Municipal, Imperial e Franciosi. Segundo o prefeito da cidade, Elói Poltronieri, "este trabalho conjunto dos órgãos de segurança tem dado bons resultados. Conseguimos combater o consumo de drogas, a violência contra a mulher e reduzir a taxa de homicídios nestes três bairros, que tinham o índice mais alto da cidade: 33%".

Durante o evento, foi inaugurada uma base comunitária de gestão integrada em segurança pública e a casa da cidadania. Um espaço de trabalho entre Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, comunidade e cidadão, por meio de instrumentos de ações sociais e policiais para prevenção à violência.

O secretario adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, que representou o governador Tarso Genro, disse que hoje era um grande ato no município. "Entregamos uma viatura Sandero para o Território de Paz. Em breve virão dois núcleos de polícia comunitária, mais cinco viaturas e a patrulha Maria da Penha"

Kits esportivos com bolas, redes, colchonetes e jalecos também foram entregues para o município e à quatro entidades: Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha, Escolinha de Futebol Siesp, Escolinha de Futebol bairro Santa Cruz e a Programa Social Educativo Profissionalizante de Adolescentes da Brigada Militar (Prosepa). Os kits visam à qualificação das ações de esporte e lazer, que contribuem na prevenção à violência e a drogadição, ocupando o tempo ocioso e minimizando o tempo de exposição às situações de vulnerabilidade social e o risco de cooptação pelo crime.

A professora Cátia Fonseca, 29, que levou os alunos para participar de jogos e atividades esportivas fez questão de ressaltar os benefícios do programa. "O resultado deste projeto a gente vê no dia a dia, no desempenho dos alunos em sala de aula. Uma mudança positiva que tem contribuído para a comunidade crescer de forma cidadã".

A cerimônia reuniu o secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, o titular do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, o prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri, o coordenador do RS na Paz, delegado Carlos Sant'Ana, vereadores, outras autoridades e a comunidade na Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços