Rio de Janeiro recebe símbolos da Jornada Mundial da Juventude



A cidade se prepara para receber o maior evento católico do mundo

Brasilia (DF) - Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora chegam neste sábado (6) à cidade do Rio de Janeiro. Os objetos, que pertencem ao Vaticano, passarão por 131 pontos do município até a chegada do Papa Francisco, no dia 22 de julho, para o início do maior evento católico do mundo.
É a primeira vez que a Jornada ocorre no Brasil. Desde que foi criado, em 1984, já percorreu países da África, da Ásia, da América, da Oceania e da Europa. Este ano, o evento deve reunir no Rio de Janeiro 1,7 milhão de pessoas entre os dias 23 e 28 de julho.
Além do Rio de Janeiro, o Brasil tem uma série de destinos consolidados, como o Círio de Nazaré, em Belém (PA); a Romaria à Juazeiro, em Juazeiro do Norte (CE); a Romaria à Aparecida, em Aparecida (SP); a Romaria à Nova Trento, em Nova Trento (SC) e peregrinações às cidades barrocas mineiras e baianas, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Salvador. No ano passado, o turismo religioso foi responsável por 8,1 milhões de viagens pelo Brasil, segundo o Ministério do Turismo.
O Brasil é o país com maior número de católicos no mundo. De acordo com o Departamento Central de Estatísticas da Igreja, 84,5% da população, ou seja, 165 milhões de cidadãos são católicos. “O papel do ministério é criar um calendário nacional de grandes eventos e temos grandes manifestações religiosas no Brasil”, afirma o ministro Gastão Vieira.
Ascom/MTur

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços