Rio de Janeiro conquista destaque em avaliação de desenvolvimento rural

De acordo com estudo da FGV, índice fluminense foi o segundo melhor da Região Sudeste


O Rio de Janeiro é o segundo estado da Região Sudeste com melhor Índice de Desenvolvimento Rural (IDR). O indicador fluminense alcançou 0,59, atrás apenas de São Paulo, com 0,69 e líder nacional. O Espírito Santo ficou com 0,57 e Minas Gerais, com 0,55. Os dados fazem parte do estudo inédito, recentemente concluído pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). O trabalho, que analisou 5.489 municípios a partir do cruzamento de dados do Censo Agropecuário e do Censo Demográfico do IBGE revelou ainda que, nacionalmente, o Rio ocupa a oitava posição, à frente de estados tradicionais na atividade, como Tocantins, Rondônia e Bahia.

- Na questão da infraestrutura rural, especialmente, avançamos muito com o programa Estradas da Produção, que hoje chega a atender metade da malha de estradas sem pavimentação no estado - disse o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

No campo ambiental, outro fator levado em consideração para o cálculo do IDR, a harmonização do meio ambiente com a produção também foi destaque. O Rio de Janeiro tem hoje um dos menores percentuais brasileiros de desmatamento.

A reorganização das cadeias produtivas vocacionais também é outro elemento fundamental para o avanço dos índices fluminenses. Na Região Serrana, por exemplo, a maior expressão é a produção do complexo horti e a floricultura. Já a fruticultura, desenvolvida em várias regiões e com diversos segmentos, é uma atividade em franca expansão.

Na cadeia de produção animal, as ações promoveram, em um primeiro momento, a reestruturação do setor de lácteos e agora se voltam para a produção de carne bovina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços