Requerimento para criação da CPI da Copa é protocolado na Mesa do Congresso

Augusto Castro
Requerimento pedindo a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar supostos desvios de recursos públicos em obras da Copa do Mundo de 2014 foi protocolado na tarde desta quarta-feira (17) na Mesa do Congresso Nacional. O requerimento é do deputado federal Izalci (PSDB-DF).

De acordo com o requerimento, a CPI mista será destinada a apurar, no prazo de 180 dias, os fatos e responsáveis por possíveis irregularidades no uso de recursos públicos federais nas obras de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.
Em entrevista à imprensa, logo após protocolar o documento, Izalci disse estar otimista de que a leitura da criação da CPI seja feita em sessão do Congresso já em agosto. Questionado sobre possíveis retiradas de assinaturas que inviabilizariam a criação da CPI, o deputado afirmou acreditar no contrário: que conseguirá a adesão de mais parlamentares até lá.
O requerimento foi protocolado com as assinaturas de 192 deputados e 28 senadores. Para a abertura de CPI mista é necessário o apoio de pelo menos 171 deputados e 27 senadores.
Izalci, que é contador e auditor, informou que já analisou 180 acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre diversas obras da Copa. Segundo ele, esses documentos trazem indícios de superfaturamentos em obras, como as de reformas de aeroportos e de estádios.
Ele lembrou ainda que a CPI vai atender uma das pautas das manifestações que ganharam as ruas do país no mês passado. Izalci recordou que um dos movimentos participantes das manifestações é o Copa pra Quem?, que questiona os gastos com o evento.
Poucos antes de seu correligionário protocolar o requerimento, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) declarou, em Plenário, apoio à CPI da Copa.
- Certamente, teremos revelações importantes. Que essa CPI se instale e possa trabalhar, possa aprofundar as investigações. Que não haja a operação abafa para impedir a revelação de eventuais irregularidades. O Brasil não suporta esse escândalo do superfaturamento de obras para a Copa do Mundo, e essa CPI será fundamental para a responsabilização civil e criminal, se, eventualmente, agentes públicos se envolveram em falcatruas na concretização de obras para a Copa do Mundo – afirmou.
Já o senador Wellington Dias (PT-PI) afirmou, em entrevista à imprensa, que a bancada do PT no Congresso acredita não existirem “fatos concretos” que justifiquem a criação da CPI.
Se confirmada, a CPI mista será composta por 15 senadores e 15 deputados, com os mesmos números de suplentes. A partir de agora, a Mesa do Congresso procederá à conferência das assinaturas dos parlamentares.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade