Regionais de Laguna, Tubarão e Braço do Norte definem detalhes para Conferência Regional do Meio Ambiente

Nesta segunda-feira, 15, estiveram reunidos no auditório da SDR Braço do Norte os membros da comissão organizadora da Conferência Regional do Meio Ambiente para discutir detalhes do encontro marcado para o próximo dia 30, no auditório do Cettal, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão.
Fazem parte da comissão organizadora as Secretarias Regionais de Laguna,Tubarão, Braço do Norte, UNISUL, AMUREL, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar.  
As inscrições podem ser realizadas nas respectivas regionais e estão abertas até o dia 20, poderão participar membros do poder público, movimentos sociais e representantes do setor empresarial.
Os debates seguirão quatro eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis, Impactos Ambientais, Geração de Emprego, Trabalho e Renda e Educação Ambiental.
Saiba mais sobre a Conferência Nacional do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou conferências nacionais nos anos de 2003, 2005 e 2008, priorizando temas relevantes que precisavam ser conhecidos e discutidos pela sociedade, refletindo o amadurecimento da política ambiental brasileira.
Com o lema “Vamos cuidar do Brasil”, a quarta edição da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) convida a sociedade brasileira – governo, empresários e sociedade civil para participar e engajar-se democraticamente nesta discussão.
A CNMA é um importante instrumento de educação ambiental, e a chance para que os cidadãos locais se apropriarem dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para construção de sociedades sustentáveis.
São objetivos da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente:
 - Divulgar a Política Nacional de Resíduos Sólidos para cada ente da federação;
-  Contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos com foco nos eixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental;
-  Estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e sociedade civil;
-  Contribuir para que cada estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos e  difundir práticas positivas que possam contribuir para desenhos de políticas públicas locais e regionais.
Além da etapa regional, acontecem as conferências: estadual, livres, virtual e nacional.
Na etapa estadual serão discutidas as ações prioritárias e responsabilidades enviadas por todas as conferências municipais/ regionais do estado e eleitos os delegados para a Etapa Nacional.
A novidade da 4ª CNMA é que, caso o cidadão não participe de uma conferência municipal e, ainda assim, deseje contribuir, pode organizar uma conferência livre ou participar da conferência virtual.
Na conferência livre, o ato de convocação pode ser de qualquer cidadão e as propostas aprovadas serão enviadas diretamente à Etapa Nacional, o mesmo acontece com a conferência virtual, que será via internet e também não elege delegados, mas envia suas contribuições diretamente à Etapa Nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços