Reforma política:OAB lança campanha para projeto de iniciativa popular

Recife (PE) - A coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular que prevê a votação de uma reforma política, no Congresso Nacional, começa oficialmente nesta quarta-feira (23) em Pernambuco. O projeto Eleições Limpas é promovido em conjunto pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o mesmo que emplacou, há dois anos, a proposta que originou a lei da Ficha Limpa.
“Uma das finalidades é o aprimoramento do sistema proporcional de representação popular”, afirma o presidente da OAB, Pedro Henrique Reynaldo Alves. Ele explica que, entre os pontos, a proposta prevê a criação de um sistema misto de votação proporcional em que, no primeiro turno, o eleitor votaria nos partidos e, no segundo, nos candidatos. Isso, de acordo com uma votação que traz, no segundo turno, o dobro de vagas alcançadas na primeira etapa. Neste caso, se foram votadas 7 vagas para o partido X no primeiro turno, no segundo o partido apresentará uma lista de 14 nomes.
Financiamento
O projeto visa combater o financiamento de empresas a campanhas eleitorais já para as eleições de 2014, e prevê pena de detenção e cassação de mandato para quem praticar caixa dois. O voto distrital, a cláusula de barreira para partidos, as coligações proporcionais e o impedimento de coligações definidas pelo presidente da OAB como “oportunistas” também estão em pauta. No encontro de hoje, também ocorrerá um seminário sobre temas como reforma política, referendo e plebiscito.
A meta da OAB é concluir a coleta das assinaturas em 30 dias para que a proposta seja apresentada em agosto no Congresso Nacional. A entidade espera obter mais de 1,6 milhão de assinaturas em todo o país. “Em Pernambuco tentaremos alcançar cinquenta mil com o apoio da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), fundamental para a capilaridade da coleta de assinaturas”, acrescenta Pedro Henrique. A mobilização nas igrejas para a coleta de assinaturas será feita com o apoio do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
O evento contará com a participação do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, para quem, a mobilização será capaz de mudar o Brasil. “Muitos duvidavam que os congressistas aprovassem as medidas (propostas pelo Ficha Limpa) e deu no que deu”, disse. (A matéria é de autoria da jornalista Elisa Jacques e foi publicada na edição desta quinta-feira do jornal Diário de Pernambuco)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços