Rede que vai atender população rural recebe padronização internacional

Uniformização vai servir de base para o modelo industrial dos equipamentos que compõem a rede de acesso
Brasília,  – O 3GPP, fórum internacional que estabelece padrões industriais para a telefonia e a banda larga móvel, concluiu a padronização de uma nova rede de telecomunicações, que será utilizada no Brasil para atender a população da zona rural. Além de operar na faixa de 450 MHz, a nova rede é baseada na tecnologia LTE (Long Term Evolution) – um padrão de comunicação que combina várias técnicas e possibilita conexões com mais qualidade.
O secretário de Telecomunicações do MiniCom, Maximiliano Martinhão, afirma que esta uniformização era muito aguardada pelo governo brasileiro e pelas empresas do setor de telecom, já que é necessária para embasar o modelo industrial dos equipamentos que compõem a rede de acesso, como antenas, dispositivos de radiofrequência, estação-base compacta, terminais LTE com interface para redes wi-fi e sistema de gerenciamento de rede.
"Este é um passo muito importante, que vai garantir a interoperabilidade e a eficiência do sistema, dando segurança às empresas que forem produzir os equipamentos e às operadoras que quiserem utilizar os sistemas de LTE/450MHz", explica o secretário.

Repercussão da padronização no mercado:
“A padronização no 3GPP da tecnologia LTE na faixa de 450 MHz abre caminho para o atendimento das áreas rurais e suburbanas com serviços de banda larga utilizando tecnologia celular de quarta geração, o que certamente contribuirá para o desenvolvimento econômico e social dessas regiões do país - e, no futuro, de vários outros países com necessidades semelhantes.
Vale destacar o pioneirismo da iniciativa, que representa a primeira participação do Brasil, por intermédio da atuação do Ministério das Comunicações e do CPqD, no processo de padronização das redes celulares em nível global. Isso coloca o Brasil, definitivamente, na vanguarda tecnológica na área de comunicações sem fio, contribuindo para o posicionamento da indústria nacional neste setor.”
Hélio Graciosa, presidente do CPqD

“Em apoio aos esforços para a massificação da banda larga, principalmente nas áreas rurais que concentram grandes desafios econômicos, educacionais e tecnológicos, a recente aprovação pelo 3GPP do CORE de RF do LTE 450, representa um grande avanço para a padronização da mais avançada tecnologia para essa faixa de frequências. A Qualcomm, após a conclusão do processo, deverá continuar os esforços para disponibilizar chips com a tecnologia de LTE 450 para serem usados em dispositivos smartphones e tablets fabricados pela indústria do setor.”
Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para America Latina

“A Huawei está absolutamente comprometida com o desenvolvimento da tecnologia LTE 450 MHz e, como relatora no 3GPP, liderou o trabalho para alcançar a padronização da frequência. Em paralelo, a Huawei tem como objetivo fornecer uma solução de ponta a ponta nos trabalhos conjuntos com o Ministério das Comunicações para oferecer serviços de telecomunicações para a área rural do Brasil até 2014.”
Veni Shone, presidente da Huawei do Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços