Rede de Pontos de Cultura e FEM realizam Conferência Livre de Cultura


Rede de Pontos de Cultura e FEM na construção da Conferência Livre de Cultura (Foto: Assessoria FEM)
Rede de Pontos de Cultura e FEM na construção da Conferência Livre de Cultura (Foto: Assessoria FEM)
Como parte do processo de consolidação da política cultural no Acre, será realizada a Conferência Livre de Cultura, nesta sexta-feira, 12, das 9 às 12 horas, e de 14 às 16 horas, no Cine Recreio. O encontro é organizado pela Rede de Pontos de Cultura do Acre, com apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Os debates estão organizados em torno dos seguintes temas: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.
A  Conferência Livre de Cultura traz como proposta a mobilização  de grupos e pessoas  da  sociedade civil. É um espaço para o debate de propostas que serão consolidadas em documentos a serem apresentados na plenária final da Conferência Estadual de Cultura, que acontece em setembro deste ano. Além disso, haverá a apresentação da Minuta do Plano Estadual de Cultura do Acre (PEC Acre),  que está em construção.
“As conferências livres garantem a mobilização de um maior número de participantes e também facilitam as discussões durante a Conferência Estadual, já que muitos pontos são previamente debatidos. Um avanço rumo à definição de políticas públicas pautadas em diretrizes nacionais, estaduais e municipais, convertendo-as em políticas de estado”, explica Francis Mary Alves de Lima, presidente da FEM.
Um dos momentos de acolhimento será a mesa Saberes e Fazeres, com a participação do Senhor Antônio Pedro, Jabuti Bumbá e um representante dos ponto de cultura indígena Duayube Siâ.  “Homenagem do Homem Guerreiro Hunikuî”, que encerra com um cortejo que reúne  tambores, intervenções teatrais, cantos, brincadeiras e outros.
Política Cultural - Dentre os componentes desse processo estão as conferências municipais de cultura. Com calendário em andamento, faltam apenas nove dos 22 municípios a realizarem seus encontros. “Nesse momento poder  público e a sociedade civil, se encarregam de avaliar as políticas culturais, analisar a conjuntura cultural e propor diretrizes para a política de cultura”, disse Francis Mary.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços