Rádio Batuta estreia nova temporada do programa Tubo de Ensaio



A Rádio Batuta (www.radiobatuta.com.br), web rádio do Instituto Moreira Salles, dá início a uma nova temporada da série Tubo de Ensaio. Acabam de entrar no ar três novos ensaios radiofônicos de aproximadamente vinte minutos cada sobre os mais variados temas musicais, escritos e narrados por autores convidados como Bráulio Tavares e Guilherme Wisnik. Os programas podem ser ouvidos aqui: http://www.radiobatuta.com.br/RadioPrograms/view/13. Veja o conteúdo dos programas abaixo:
- Beatles em quadrinhos: o poeta e compositor Bráulio Tavares analisa a habilidade narrativa e as diferenças de estilo entre John Lennon e Paul McCartney. Focando no período de estúdio da banda inglesa – quando deixaram de fazer shows e passaram a se ocupar exclusivamente da composição e gravação de canções cada vez mais ousadas –, Tavares destaca o caráter surreal e literário das criações de Lennon em contraposição com a visualidade mais limpa e cinematográfica das canções de McCartney.
- O lugar das musas em Gil, Chico e Caetano: apoiado na figura mitológica das musas, o arquiteto e ensaísta Guilherme Wisnik faz um ensaio comparativo sobre a articulação dos temas musa/música/mulher nas poéticas de Gilberto Gil, Chico Buarque e Caetano Veloso.
- Canção e violência: depois da bossa nova, as canções passaram a dispensar um tratamento suave às mulheres, que passaram a ser metaforizadas em flor, tratadas com beijinhos e carinhos sem ter fim. Mas nem sempre foi assim. Neste ensaio, Paulo da Costa e Silva, coordenador da Rádio Batuta, retoma a longa tradição de músicas que indicam algum tipo de agressão contra a mulher para descortinar, a partir disso, um tipo específico de violência: uma violência que concilia estranhamente o afeto de plácidas melodias com a abjeção de letras francamente misóginas.
Até agosto, outros três programas entrarão no ar: Os “estudos” de Tom Zé, escrito e apresentado pelo ensaísta Bernardo Oliveira; O pensamento-rock de Hélio Oiticica, escrito e narrado pelo crítico de arte Sérgio Martins; e Caetano Veloso, objeto não identificado, feito pelo professor de filosofia da UniRio Pedro Duarte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade