Quinta da Estância é a primeira fazenda de turismo pedagógico neutra de carbono no Brasil


Projeto de Neutralização de Carbono da Fazenda Quinta da Estância, desenvolvido desde 2007, é um programa sócioambiental totalmente inovador.
 


A Quinta da Estânciam, localizada em Viamão/RS, foi a primeira fazenda de turismo rural pedagógico neutra de carbono no Brasil, onde todos os gases causadores do efeito estufa gerados por cada evento ou passeio, desde o transporte até a Fazenda, incluindo os gastos de energia elétrica, gás de cozinha, consumo de combustíveis, geração de resíduos etc, são neutralizados pelo plantio de árvores nativas na própria Fazenda. “Além de absorver o carbono emitido pela Quinta da Estância através da fotossíntese, o plantio de árvores nativas beneficiam toda a fauna local, por meio da criação de novos corredores ecológicos e do uso de árvores frutíferas nativas no plantio, facilitando o deslocamento e disponibilizando mais alimentos às espécies da região”, explica Rafael Goelzer, diretor da Fazenda.
Para compreender melhor o processo, Goelzer explica que todo o sistema é baseado em normas internacionais definidas pelo Protocolo de Kyoto, obedecendo ao Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC – ONU) e Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories (2006), além das normativas da série ABNT NBR ISO 14064:2007. “Recebemos auditoria da empresa Ecofinance Negócios, reconhecida no setor, que realiza o estudo de emissões de carbono e desenvolve o plano de neutralização. Após o plantio, a Fazenda continua a receber a auditoria em seu horto florestal para comprovar que as árvores estão sendo mantidas, crescendo de maneira saudável”, diz.
Mas o processo não é tão simples, o diretor conta que cada árvore tem sua característica. “A maior dificuldade é que para todo processo ocorrer, as árvores precisam ter uma determinada altura e espessura de caule para ingressarem no cálculo e o crescimento é diferente de espécie para espécie”, explica. Ou seja, uma árvore pode crescer em poucos meses, mas algumas demoram muitos anos para atingir a medida necessária.
Mas o esforço vale a pena, segundo Goelzer. “Cuidamos com muito carinho de cada uma dessas árvores, desde a muda até a constante manutenção”, conta. Com isso a Quinta da Estância criou um novo nicho de mercado, o Turismo Livre de Carbono, onde turistas conscientes e empresas sócio e ambientalmente responsáveis poderão desenvolver atividades de treinamento e lazer sem contribuir com o avanço das mudanças climáticas, preservando a natureza.
 
Sobre a Quinta da Estância
Fundada em 1992, a Quinta da Estância é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 350 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria a reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços