Projeto de parceria do CIn com universidade argentina é aprovado pela Capes

Da Assessoria de Comunicação do CIn
 
O projeto “Avanços em Computação de Alto Desempenho, Inteligência Computacional e Visualização e Interação para a Internet do Futuro”, assinado pelo professor Stênio Fernandes, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com Fabiana Piccoli e Suzana Esquivel, da Universidad Nacional de San Luis, foi aprovado pela Capes na última sexta-feira (29). O programa deve auxiliar alunos de doutorado e recém-doutores do Brasil e da Argentina.
A iniciativa do trabalho partiu da instituição argentina, logo que publicado o edital do CAPG/BA (Cooperação Internacional Centros Associados da Pós Graduação Brasil-Argentina).

A parceria com o CIn foi de interesse da coordenadora de pós-graduação do centro, Edna Barros, pela importância do projeto para os estudantes. A elaboração durou três meses. O objetivo é fortalecer as oportunidades internacionais para estudantes dos dois países. “O projeto oriundo da parceria entre a UFPE e a UNSL vai fornecer aos alunos de doutorado a exposição a uma variedade de possibilidades de aplicação de tecnologias pioneiras”, explica o professor Stênio Fernandes.

No total, serão dez alunos contemplados com as bolsas de mobilidade acadêmica, dentre eles quatro brasileiros e seis argentinos. São sete alunos de doutorado e três de pós-doutorado – todos devem ter teses envolvidas com o tema. O projeto também prevê missões de trabalho de curta e longa duração a pesquisadores e docentes do CIn e da UNSL. Dos dez projetos aprovados, este foi o único envolvendo o Norte/Nordeste do país.

Com o programa, novas oportunidades de parcerias internacionais de pesquisa serão promovidas para as duas instituições – assim como a consequente melhoria do ambiente de aprendizagem para os alunos. “A colaboração entre os grupos de pesquisa brasileiros e argentinos irá explorar forças complementares para construir e sedimentar os esforços de pesquisa colaborativos e institucionais de longo prazo”, destacou, ainda, o professor Stênio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços