Programação de julho no CineMIS inclui Mostra de Cinema Japonês

Campo Grande (MS) – Dia 15 julho acontece a abertura da Mostra de Cinema Japonês do CineMIS, projeto realizado pelo Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS de MS), unidade museológica da Gerência de patrimônio Histórico e Cultural (GPHC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).
Neste mês, o CineMIS sediará a Mostra Cinema Japonês em parceria com a Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande (AECNB), com produções premiadas e que dão um panorama dos filmes japoneses. As exibições acontecem sempre às 19 horas e na segunda semana de cada mês, com temas diversos e abrangentes.
O cinema japonês é um dos cinemas mais plurais do mundo, entre a sobriedade estética de um Ozu ao histerismo visual de um filme como Tetsuo de Shinya Tsukamoto, existe um universo de estilos, temas e formas completamente diferentes entre si. Mas qualquer um que assista um filme japonês percebe um certo deslocamento, algo difícil de se materializar em palavras mas que está lá presente em todos os seus filmes, seja na comédia comercial ou em um documentário social. Alguns críticos ousam dizer que existe uma "japonesidade" inerente ao que eles produzem mesmo quando tentam copiar o cinema ocidental, que ao absorver o que é de fora, misturam com as suas tradições e quando devolvem ao mundo é algo que só poderia ter sido produzido no Japão.
Filmes
Este estranhamento indefinível é o que marca a seleção de filmes desta mostra – quatro filmes de diferentes gêneros da produção recente japonesa e um clássico, Onibaba, de 1964. A mostra abre com o drama agridoce "Como na canção dos Beatles: Norwegian Wood", produção japonesa indicada ao Leão de Ouro, dirigida pelo Vietnamita Tran Ahn Hung, baseada em um dos maiores best-sellers da literatura japonesa. Na terça-feira (16), o filme Cold Fish, de Sian Sono, mostra uma incômoda história de horror urbano baseada em fatos reais.
Já o 5 Centímetros por segundo, filme exibido na quarta-feira (17), é uma melancólica animação em três segmentos dirigida por Makoto Shinkai, um dos novos nomes da animação japonesa. O diretor Kaneto Shindo, falecido em 2012, é homenageado na quinta-feira (18) com a exibição de Onibaba, um clássico do cinema nipônico recheado de elementos que remetem à tradição japonesa, temperados pelo novo. A genial trilha sonora mistura tambores do Taikô com o jazz ocidental. Encerrando a mostra sexta-feira (19) será exibido o Hara-Kiri: Morte de um Samurai, refilmagem do filme de 1962 pelas mãos de Takashi Miike, um dos mais instigantes diretores da atualidade. A refilmagem, indicada à palma de ouro em 2011, é crítica das rígidas estruturas da sociedade japonesa.
A Mostra de Cinema Japonês acontece próxima às comemorações da Cultura Japonesa em MS, e faz parte das diversas atividades culturais promovidas pela AECNB, com o apoio da FCMS e de diversas outras instituições. Conforme o presidente da FCMS, Américo Calheiros, a cultura japonesa é notoriamente marcante e presente no Estado, permeando costumes, culinárias e identidades, indo além das fronteiras entre descendentes e não descendentes. “A Mostra Cinema Japonês é de extrema importância, uma vez que democratiza o acesso às produções audiovisuais japonesas e promove o debate e a reflexão do País e do mundo, contribuindo com a formação e a difusão de conhecimento e cultura no Estado de forma antenada à contemporaneidade”, explicou. As sessões são gratuitas e têm início às 19 horas.
         Durante a semana será lançado ainda o novo site do Museu da Imagem e do Som de MS que irá ajudar a divulgar programações e irá facilitar o acesso às informações e à participação nas atividades do museu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços