Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental; os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escolas, Pais Polícia Militar. O PROERD é baseado no Programa Americano chamado DA.R.E (Drug, Abuse Resistance, Education). Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais PROERD. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar alcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como aquelas para se engajarem em atividades violentas.
O objetivo principal deste trabalho, é destacar a importância da prevenção ao uso de drogas bem como da prática da violência entre crianças e adolescentes. E salientar que para o bom desenvolvimento do Programa, é essencial um trabalho em conjunto (Escola - Familia - Policia Militar), ou seja, o envolvimento de todos trabalhando em prol da criança.

Para a realização dessa pesquisa foram utilizados livros e revistas especializadas no assunto.

Pesquisas científicas, realizadas em vários países por órgãos de renome, comprovam a eficiência do PROERD, que é constantemente atualizado e adequado à realidade de cada país, o que determina o seu elevado índice de aceitação pela comunidade, sendo um importante elo de aproximação e ligação entre a Escola, Família e a Polícia Militar, para que juntos possam contribuir para uma sociedade livre das drogas e da violência, flagelo contemporâneo violento e destruidor de vidas. Isto faz com que tenhamos cada vez mais sucesso na busca de uma sociedade livre das drogas e da violência. Acreditando em um ideal, o PROERD tem como um de seus objetivos proporcionar o crescimento e o desenvolvimento global das crianças. tornando-os cidadãos críticos, com discernimento, capazes de ajudar no tão sonhado processo de construção de um país melhor. Neste trabalho, observa-se a grande dificuldade na prevenção, pois muitas vezes as crianças e os adolescentes, tem o primeiro contato com as Drogas em suas próprias casas, sendo incentivados pelos seus familiares. Porém é um trabalho de grande sucesso e aceitação pelos jovens, escola e grande parte da sociedade.

O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos. O desenvolvimento do conteúdo do PROERD pode ser incorporado de forma interdisciplinar no curriculo escolar dentro das disciplinas relativas a saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços