Professores participam de curso de formação sanitária em Santa Maria

Foto destaque
  • Cerca de 60 professores de escolas estaduais estão participando do projeto na região
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) deu início, nesta segunda-feira (15), no Park Hotel Morotin, em Santa Maria, ao curso de formação em educação sanitária. O evento, que segue até a próxima quarta-feira (17), irá apresentar o Projeto de Implantação de Conteúdos Educativos Sanitários em Escolas e debater 11 programas da Secretaria.

Cerca de 60 professores de escolas estaduais, que estão participando do projeto na região, recebem informações sobre temas que depois serão desenvolvidos com os alunos em sala de aula como: raiva herbívora, agrotóxicos, doenças das aves, tuberculose e brucelose, febre aftosa, doenças dos suínos, piolheira e sarna ovina, fiscalização e abate clandestino, hidatidose e cisticercose.

A proposta iniciou em 2009 com tratativas com escolas estaduais de área rural para o desenvolvimento do projeto-piloto. Hoje, o trabalho é desenvolvido em sete municípios do Estado e a intenção é aumentar ainda mais essa abrangência. Segundo a veterinária da Seapa, Rosane Colares de Moraes, do Serviço de Educação Sanitária, o objetivo é informar o cidadão para que este seja capaz de tomar atitudes que possam contribuir com a saúde pública e a sanidade animal e vegetal.

Por meio de cursos de formação os educadores são envolvidos no projeto, para que possam auxiliar os alunos com dúvidas e prosseguir o trabalho em sala de aula, utilizando os assuntos propostos em trabalhos curriculares e extra-curriculares. "O projeto jamais irá funcionar se o professor não participar, não estiver envolvido pela ideia. Já o aluno funciona como um transmissor de conhecimento, passando as informações para seus familiares e comunidade", afirmou Rosane.

Texto e foto: Ana Lucia Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços