Professores estaduais têm semana de formação pedagógica


Professores e funcionários de escolas da rede estadual terão cinco dias de formação pedagógica esta semana. Os encontros acontecem de forma descentralizada em todo o Estado, em trabalho realizado pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

A ação está dividida em duas etapas, sendo que de segunda a quarta-feira (15 a 17), os encontros são realizados pelas CREs e na quinta e sexta-feira (18 e 19) ocorrerão atividades do Seminário Internacional de Educação, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em Porto Alegre.

Para o evento estão confirmados 1,5 mil professores de forma presencial, no Salão de Atos da Reitoria, e estimado o acompanhamento de mais de 20 mil professores, por meio de videoconferência simultânea à realização do evento pedagógico. Parte da programação nas regiões será acompanhada por representantes da Seduc. Nesta segunda-feira, a secretária adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, esteve na 17ª Coordenadoria Regional de Educação (Santa Rosa).

1ª CRE - Porto Alegre
Segunda e terça-feira são dias destinados à formação nas escolas. Os projetos das equipes diretivas foram validados pela 1ª CRE. Na quarta, está previsto o Café Pedagógico, iniciativa mediada pela professora Isabel Pedroso. Estará em debate o currículo da Educação Básica, dando ênfase a temas como "Interdisciplinaridade, Trabalho Coletivo, Avaliação Emancipatória e Reestruturação do Currículo do Ensino Médio". O trabalho estará sob responsabilidade de execução dos supervisores pedagógicos da rede.

Na quarta ocorre o encontro com as orientadoras e alfabetizadores vinculadas ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no Anfiteatro do CIEE. O trabalho será dirigido pela professora Maria da Graça Araújo (Faculdade Monteiro Lobato), que discorrerá sobre o tema "Direitos da Aprendizagem na Área da Linguagem". A professora Patrícia Pinho trabalhará o tema "Alfabetização e Letramento".

2ª CRE - São Leopoldo
Cerca de mil professores participam do ciclo de formação desta semana na 2ª CRE. Na terça, acontece o 3º Encontro Regional da EJA, que tratará da reestruturação da EJA com a palestrante Aline Cunha. O encontro será no Colégio Sinodal, em São Leopoldo. Estimativa de reunir 350 pessoas, entre professores da educação de jovens e adultos e membros de equipes diretivas.

Na quarta-feira, o foco será na Educação Profissional, Diretrizes Curriculares, com a palestrante Simone Valdete. Reunião no Colégio São Luís, no turno da manhã, a partir das 8h, com estimativa de 270 participantes, entre professores e equipes diretivas.

Na quinta, estarão em debate as séries finais do Ensino Fundamental. São esperados 350 professores das diferentes áreas do conhecimento para discutir o papel da Pesquisa Sócio Antropológica. Palestrante: Aline Cunha. Encontro no Colégio Sinodal, das 8h às 12h.

3ª CRE - Estrela
Durante a semana as escolas estaduais farão formação com seus professores conforme planejamento próprio. Estimativa de reunir 2,5 mil professores.

7ª CRE - Passo Fundo
Mais de três mil professores de 125 escolas localizadas em 32 municípios devem participar do período de formação na 7ª CRE - Passo Fundo. A primeira atividade será direcionada para os professores do 1º e 3º ano, encontro que irá abranger 360 educadores que debaterão sobre as ações do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Essa formação acontece na segunda e terça-feira, na Faculdade Ideau, em Passo Fundo.

Entre os dias 15 e 17 a formação tratará da pesquisa enquanto processo dentro dos eixos estruturantes do Ensino Médio Politécnico, engloba nove polos que criarão projetos de pesquisa, a partir da pesquisa socioantropológica. Os professores até o 3º ano do Ensino Médio terão a mediação de 36 professores da 7ª CRE, direcionados especialmente para a atividade. Entre os participantes presenciais e os que acompanharão por meio de videoconferências, a formação atingirá aproximadamente 750 pessoas.

8ª CRE - Santa Maria A formação ocorre em 106 escolas de abrangência da 8ª CRE. Entre os temas abordados estão alfabetização e letramento, autoestima do professor, relação afetiva professor-aluno, parecer descritivo e avaliação, entre outros. A maior parte das formações está programada para os ambientes escolares, com palestrantes de instituições de ensino superior de Santa Maria e municípios da região.

9ª CRE - Cruz Alta
Dias 16 e 17, I Fórum de Boas Práticas envolvendo 1.119 professores da Coordenadoria, com mediação da assessoria pedagógica e Prof. Elmar Soero Almeida. Na terça, será em Cruz Alta. Na quarta, em três municípios da região.

11ª CRE - Osório
Dias 15 e 16 - Tema "Políticas Públicas da Inclusão no âmbito escolar e o Atendimento Educacional Especializado". Eventos em Torres, Osório, Balneário Pinhal e Santo Antônio da Patrulha, em dois turnos, manhã e tarde.
Dias 15 e 16 - Formação do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com eventos em Osório, Torres, Santo Antônio da Patrulha
Dias 17, 18 e 19 - XVII Fórum Internacional de Educação em Osório, com participação de aproximadamente 1,3 mil professores.

12ª CRE - Guaíba
Terça-feira - Formação com Alfabetizadores do PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização da Idade Certa, nas cidades polos da CRE. As escolas realizam formação própria.
17 de julho - pela CRE: Formação com Equipe de Gestores (180 pessoas)
- Palestrantes: Vera Ferreira (Seduc) - Práxis Pedagógica à luz da concepção de Educação Emancipatória; Jeanete Scherer (Seduc) - Avaliação Emancipatória.
Escolas: Formação - pauta própria.

16ª CRE - Bento Gonçalves
Ao todo 1836 professores, de 77 escolas na abrangência da 16ª CRE realizam nesta semana atividades de formação continuada (palestras, oficinas, análise de livros, debates, dinâmicas de mediação de conflitos, oficinas musicais, brincadeiras pedagógicas, seminários, análise de filmes com debates e grupos de estudo).

Os temas em debate são avaliação da prática docente, legislação, práticas interdisciplinares, Alfabetização na Idade Certa, multimídias, História da Educação e sua contemporaneidade, Uma escola para geração Y, Z e A, Como Construir o conhecimento, Educação Inclusiva, Mobilidade Urbana e Humana, Educação Digital, Saúde Mental do Professor, Motivação para o aluno do século XXI, Resgate da auto-estima do professor, Informática na Educação-aplicações e facilidades, Psicomotricidade Relacional e Educacional, Avaliação participativa e emancipatória na prática, PDDA, Prática de Pesquisa, Agrotóxicos e Alimentação Saudável, Educação para o Trânsito, Relações Interpessoais-família e escola.

17ª CRE - Santa Rosa A 17ª CRE (Santa Rosa) realizará o III Curso de Formação Continuada para profissionais da Educação, com o tema "Concepções de currículo e a Escola Pública de qualidade social e cidadã". Estão inscritos 2.150 professores, em dois polos de trabalhos, 1,1 mil em Horizontina (Centro de Convivência) e os 1.050 restantes em Santa Rosa (Instituto Federal Farroupilha).

Dia 15/07 - Maria Eulália Nascimento: A significação e o significado da Escola Pública de Qualidade Social e Cidadã

Dia 16/07 - 8h30 - César Aparecido Nunes: A formação de professores e os desafios curriculares da educação básica - humanização e cidadania.
13h30 - Marcos Rolim: Mais educação Menos Violência

Dia 17/07 - 8h30 - André Luis Viegas: Produção Científica, a possibilidade de organizar metodologicamente o espaço tempo da escola.
13h30 - Sandra Mara Corazza: Didática da tradução - transcrição de currículos.

Dia 18/07 - 8h30 - Délcio Tavares: Educação, musicalidade, história e tradições.
13h30 - Marcelo Spalding: Competência Leitora e o ensino na era digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços