Produtores rurais estudam indenização para tuberculose animal

A criação de um fundo de indenização aos produtores rurais que tiverem seus animais sacrificados em função da contaminação pela tuberculose foi tema de debate nesta quarta-feira (17) entre líderes dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária (CSAs) dos municípios da região de Guarapuava, na Secretaria da Agricultura, em Curitiba. Eles manifestaram ao secretário Norberto Ortigara a preocupação com a disseminação da tuberculose bovina, cuja incidência é considerada elevada na região.

O encontro foi acompanhado pelo diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Afonso Kroetz, e representantes da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

O secretário Ortigara solicitou a contribuição das lideranças para encaminhar uma mensagem de lei à Assembleia Legislativa constituindo um fundo para indenizar os produtores. Segundo Inácio Kroetz, hoje a agência está abrindo uma consulta pública, com duração de 30 dias, sobre a adoção de medidas mais rígidas para melhorar a qualidade do leite no Paraná. E essas medidas envolvem o controle de enfermidades como brucelose tuberculose.

Kroetz disse as lideranças devem contribuir com sugestões na consulta pública, que pode ser acessada a partir dessa quarta-feira (17) no site da Adapar no endereço eletrônico www.adapar.pr.gov.br. As lideranças concordaram com a criação de fundo, cuja composição ainda está em discussão.

Segundo Kroetz, a Adapar vai intensificar suas ações para que o produtor vacine seus animais contra a brucelose. O desafio é manter a sanidade na propriedade com animais sadios e fazer exames periódicos para atestar a ausência dessas enfermidades. “Caso haja contaminação, o animal deve ser sacrificado imediatamente para o saneamento adequado da propriedade”, disse.

Ortigara insistiu que os produtores devem contribuir com sugestões por meio de suas lideranças que são os Conselhos de Sanidade Agropecuária, sindicatos rurais e prefeituras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade