Produção de minério de ferro da Rio Tinto sobe 7% no trimestre


Valor Econômico -

A mineradora anglo-australiana Rio Tinto alcançou uma produção de 66 milhões de toneladas de minério de ferro no segundo trimestre deste ano. Seu relatório de produção mostra que a alta frente aos mesmos três meses do ano passado foi de 7%. Mas nem toda a commodity extraída foi vendida. Segundo a companhia, foram entregues 61,3 milhões de toneladas de abril a junho, patamar 1% superior em bases anuais. “Nossas operações com minério de ferro continuaram com desempenho impressionante”, comentou, em nota, o presidente do grupo, Sam Walsh.
 
 
Considerando o primeiro semestre, a Rio Tinto bateu recorde na produção do minério. Foram 127,2 milhões de toneladas extraídas no período, crescimento de 6% em bases anuais. Os embarques também chegaram ao maior nível da história, apesar da paralisação de um dos cinco navios de exportação por três semanas.
 

A anglo-australiana voltou a afirmar que a expansão de seu projeto de Pilbara, na Austrália, é prioridade máxima. Os planos estão dentro do cronograma, diz a empresa, apesar do clima. No primeiro semestre, houve inundação pela costa próxima ao empreendimento, causando dificuldades no negócio.
 
 
Conjuntamente, a empresa divulgou produção de cobre em 146,2 mil toneladas no segundo trimestre, aumento de 10%. No semestre, houve avanço de 17%, para 296,4 mil toneladas do metal. Mas cabe ressaltar que a base de comparação era menor, por conta de problemas nas minas de Escondida, no Chile, e de Kennecott, no Estado americano do Utah.
 
 
A produção de alumínio também subiu. Foram 901 mil toneladas no segundo trimestre, incremento de 7%, e 1,8 milhão de toneladas de janeiro a junho, alta também de 7%. Problemas em uma fundição de Lynemouth, na Inglaterra, e a venda de um forno em Sebree, nos Estados Unidos, impediram uma expansão mais expressiva.
 
 
O relatório aponta também que a produção de carvão de coque caiu 5%, para 1,9 milhão de toneladas no segundo trimestre, e foi 4% menor no semestre, em 3,5 milhões de toneladas. Outros tipos de carvão somaram 7,1 milhões de toneladas, alta de 23%, no trimestre, e 13,2 milhões de toneladas, crescimento de 26% em seis meses.
 

Foram extraídos, ainda, 3,1 milhões de quilates de diamantes de Argyle, principal projeto da Rio Tinto para explorar o mineral, de abril a junho. A alta foi de 87%. O ouro, tanto minerado como refinado, chegou a 105 mil onças no mesmo período, queda de 20%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços