Procon-LD soluciona mais de 60% das reclamações


Coordenador Executivo Rodrigo Brum explica que o segmento de serviços é o que lidera as denúncias no órgão

O Programa de  Defesa do Consumidor de Londrina Procon-LD apresenta pela primeira vez uma avaliação das reclamações resolvidas pelo órgão. O índice se refere ao primeiro semestre. O porcentual de resolução de reclamações de 60,77%, considerando que do total de 3.380 reclamações recebidas, 880 foram resolvidas e arquivadas, sendo que 568 encontram-se na Gerência de Fiscalização para análise e/ou autuação, e as demais 1.932 encontra-se ainda em trâmite, com prazo para fornecedores e consumidores.

Segundo o coordenador executivo do Procon-LD, Rodrigo Brum, a maioria das reclamações está na área de serviços, com 1.514 reclamações, principalmente no setor de telefonia, já foram registradas, apenas neste semestre, 599 reclamações, sendo 376 de telefonia móvel e 223 de telefonia fixa. “Percebendo que esse número aumentou, nós estamos preparando para o segundo semestre deste ano uma fiscalização mais eficaz, mudando nossa estratégia de inspeção nesse setor”, explicou.

De acordo com coordenador executivo, outro serviço que possui um alto índice de reclamações é o de TV por assinatura, correspondendo a 221 registros somente no primeiro semestre. Logo após a Área de Serviços, está no segmento de venda de produtos, com 954 reclamações computadas. Os produtos que mais apresentaram problemas são os de informática, com 111 reclamações, e aparelhos de televisão, com 88 reclamações.

Brum afirmou ainda que a área financeira está em terceiro lugar, na qual a maioria das reclamações envolve cartão de crédito (258), reclamações contra financeiras (229), bancos (160), havendo uma modificação do quadro em comparação ao ano de 2012, quando Assuntos Financeiros permaneciam em segundo lugar, agora caindo para terceiro. “É importante que percebendo esses números, nós possamos promover ações nos setores que mais precisam”, destacou.

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