Previsão de Sol para os próximos dias


Após uma semana com neve em um terço dos municípios catarinenses, a previsão da Epagri/Ciram é de Sol até a próxima quinta-feira, dia 1º de agosto.
Neste sábado, 27, as temperaturas estarão mais baixas entre a madrugada e o amanhecer, com nevoeiros e possibilidade de geadas nas áreas altas do Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Mas no decorrer do dia, as temperaturas aumentam e o Sol predomina na maior parte do Estado. Há chances de chuva apenas no Litoral Norte. Em Florianópolis, a previsão é de mínima de 13°C e máxima de 20°C.
No domingo, 28, o dia também começa com nevoeiros, mas a previsão é de predomínio de Sol em todas as regiões do Estado, com temperaturas em elevação no decorrer do dia. Ainda há possibilidade de geada apenas para as áreas mais altas do Planalto Sul. As informações foram divulgadas pela meteorologista Sílvia Garcêz, da Epagri/Ciram.
Neve
A neve que ocorreu no início desta semana, nos dias 22 e 23 de julho, já foi confirmada em pelo menos 107 municípios de Santa Catarina (número atualizado às 12h30 desta sexta, , o que representa 36% das cidades do Estado. Além da neve, também foi registrada a ocorrência de chuva congelada em 34 municípios catarinenses.
Santa Catarina é considerado o Estado em que mais neva no Brasil. Mas esse evento de neve em julho pode ser considerado histórico pela abrangência do fenômeno. O mais marcante foi a ocorrência nas regiões como o Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde os registros são bem raros por serem mais próximas do Litoral. Outros registros recentes de neve ampla ocorreram em agosto de 2010, em 23 municípios, e em setembro de 2011, com 16 cidades. O ano de 2000 também foi marcado pelo frio intenso, com vários episódios de neve em um só ano.
Diferenças entre neve e chuva congelada
Neve: precipitação de cristais de gelo em geral de forma hexagonal, formados diretamente pelo congelamento do vapor d'água na atmosfera. A neve pode cair como partículas mais pesadas, as chamadas pelotas de neve ou como grãos de neve, com diâmetro inferior a um milímetro, e que formam flocos de neve que caem em pequena quantidade.
Chuva congelada: a precipitação cai na forma de gelo, mas não é confundida com granizo porque ocorre sempre em áreas de transição entre a chuva e a neve. Costuma-se dizer que é o estágio inicial da neve antes de chegar na sua forma tradicional em flocos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços