Presídios da região sul do Estado recebem cursos do Pronatec Prisional

Foto destaque
  • Em Camaquã, as capacitações iniciaram com dois cursos de especialização
O Presídio Estadual de Camaquã (PEC) e a Penitenciária Regional de Pelotas (PRP) receberam cursos do Pronatec Prisional. O trabalho é resultado de parceria entre a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Em Camaquã, as capacitações iniciaram com dois cursos de especialização. O curso de auxiliar de cozinha, com duração de três meses, ofereceu 10 vagas, e ocorre no período da noite. As aulas práticas são ministradas por um chef de cozinha. Já o curso de garçom ofertou 20 vagas e tem a duração de dois meses, contando com aulas pela manhã e tarde.

Segundo a administradora interina, Andréa Pens, todos passam por um período de acolhimento teórico de duas semanas, antes de iniciar as aulas práticas. "A inclusão dos apenados em atividades de caráter educativo contribui para a boa formação da personalidade, além de permitir ao recluso perceber a importância da formação na sociabilização", disse.

As atividades de profissionalização ocorrem nas dependências do presídio e são ministradas por professores do Senac. De acordo com Andréa, em setembro, o PEC receberá também cursos de artesanato, onde disponibilizará mais 40 vagas.

Pelotas
Em Pelotas, uma reunião com representantes da PRP e do Senac definiu a implementação do Pronatec Prisional no presídio. Inicialmente serão três turmas, de até 15 apenados, com início previsto para agosto. Os cursos ofertados serão para camareira, padeiro e confeiteiro e auxiliar de cozinha.

Conforme o administrador da PRP, Angelo Carneiro, as atividades serão desenvolvidas no interior do presídio, em salas de aula propícias para tais ações. "Os cursos fazem parte da agregação de atividades ao processo de sociabilização de indivíduos em situação de prisão", relatou. Angelo também salientou que, a administração da Penitenciária Regional está elaborando a implantação de mais cursos junto ao Senai de Pelotas.

Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Prisional, foi lançado no final de fevereiro no Estado, e conta, atualmente, com cerca de 3,2 mil vagas em cursos profissionalizantes para apenados.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa Susepe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços