Presidente uruguaio recebe comitiva do governo gaúcho

Foto destaque
  • Em seu gabinete, José Mujica elogiou iniciativa do RS em firmar parceria
"Una iniciativa macanuda." Foi desta maneira que o presidente do Uruguai, José Mujica, se expressou na audiência que concedeu ao secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS), Ivar Pavan, nesta quarta-feira (03), em seu gabinete, no Palácio da Presidência, em Montevidéu. Mujica fez referência às conversas que o secretário mantém com o governo uruguaio, visando intercâmbio nas áreas de desenvolvimento rural e do cooperativismo.

O presidente uruguaio comentou que os problemas enfrentados no Uruguai em relação à permanência do homem no campo são os mesmos existentes no Rio Grande do Sul. "Aqui também existe uma masculinização e envelhecimento no campo", disse. Porém, demonstrou entusiasmo com a parceria que está sendo construída através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do governo gaúcho.

A comitiva que se encontra no Uruguai desde terça-feira (02), foi recebida também pelo ministro da Agricultura daquele país, Tabaré Aguerre, e, em outra audiência, por diretores do Instituto Nacional do Leite (Inale). O presidente do Instituto, Ricardo de Izaguirre, acompanhado do vice-presidente, Jorge Marzaroli, e do diretor do desenvolvimento rural do Uruguai, José Olascuaga, fez uma exposição sobre as principais linhas de ações do Inale. Por sua vez, Pavan apresentou o Programa Leite Gaúcho e o Programa Gaúcho de Cooperativismo Rural, desenvolvidos pelo Governo do Estado, por meio da SDR. O intercâmbio discutido entre os dois governos prevê o fortalecimento de cooperativas de agricultura familiar.

Acompanham o secretário Ivar Pavan na missão no Uruguai, o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado, Tarson Nuñez, o diretor de Cooperativismo da SDR, Gervásio Plucinski e o assessor técnico Ézio Gomes. Antes de encerrar a missão ao Uruguai, nesta quinta-feira (04), estão programadas visitas a cooperativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços