Presidente da OAB entrega homenagem a José Cavalcanti Neves


Brasília - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, fez uma homenagem nesta quarta-feira (24) ao membro honorário vitalício da entidade, José Cavalcanti Neves, pela trajetória e contribuição inestimável à advocacia brasileira. Durante visita à cidade de Recife, onde lança logo mais a Caravana Nacional das Prerrogativas, Marcus Vinicius foi à residência de José Cavalcante e entregou uma placa de homenagem ao jurista, que é o decano dos ex-presidentes da OAB e detentor da comenda máxima da instituição, a medalha Rui Barbosa.
Na homenagem, o presidente da OAB ressaltou a luta de José Cavalcanti Neves à frente da Presidência do Conselho Federal da OAB (de 1971 a 1973), na defesa de direitos durante o período da ditadura militar e sua contribuição à restauração do habeas corpus.
Também ressaltou sua atuação junto ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), quando lutou em prol do esclarecimento do desaparecimento do deputado cassado Rubens Paiva, do PTB. Esse foi um dos casos de maior repercussão entre os denunciados ao CDDPH. Preso em janeiro de 1971, o deputado nunca mais foi visto e seu desaparecimento foi denunciado pela esposa do parlamentar, Eunice Paiva. Também participou da homenagem o presidente da Seccional da OAB pernambucana, Pedro Henrique Reynaldo Alves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade