Presidente da CDHC criticou postura das autoridades de segurança



O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Veneri (PT), criticou nesta terça-feira, 16, em pronunciamento na Assembleia Legislativa a postura das autoridades responsáveis pela área de segurança do Estado na morte da adolescente Thainá, assassinada em Colombo. Para o deputado, é inaceitável a obtenção de confissões sob atos de tortura contra os quatro suspeitos de envolvimento no caso. "Foi preciso que a OAB, primeiro, e depois o Ministério Público agissem para que o governo tomasse providências. A sociedade não pode aceitar esta situação", disse Veneri.
Veneri observou que o governo demorou para reconhecer que a condução do procedimento estava comprometida. "Primeiro, o secretário de Segurança declarou que não havia tortura no Paraná. Depois, disse que havia.Mas o fato é que somente a partir da declaração de uma profissional corajosa, a perita do Instituto Médico Legal, é que foi possível lançar luz sobre o caso. Se a perita não tivesse se manifestado, teríamos certamente um encaminhamento muito diferente desse processo e, ao invés de liberados, os acusados poderiam ter sido mortos na prisão. Independente de serem culpados ou inocentes, não se pode torturar suspeitos numa sociedade minimamente civilizada", disse Veneri.
Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, é necessário repensar o modo de ação da Polícia no estado. "Não é de hoje que temos denunciado casos semelhantes. A sociedade precisa refletir sobre esse comportamento de quem deveria assegurar a proteção para a população", afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços