Presidenta da SBPC faz balanço positivo e anuncia próxima reunião no Acre




 
No penúltimo dia da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no Recife, a presidenta da entidade, professora Helena Nader, fez nesta quinta-feira (25) um balanço positivo do evento,  que  teve atividades na semana que o antecedeu, com a oferta de cursos a 6.900 professores da rede pública estadual.  Nós nos surpreendemos tanto com o volume de pessoas interessadas quanto pela qualidade do conteúdo e pesquisadores que conseguimos mobilizar”, afirmou. Esta já é considerada a maior edição da reunião, em função do número total de inscrições, que chegou próximo das 23 mil pessoas.

Foto: Passarinho
fotbalanço
Anísio Brasileiro e Helena Nader em entrevista coletiva para imprensa
Segundo Helena, somente na próxima semana, serão apresentados os números finais de eventos ocorridos durante a reunião, que previa, no início, a realização de 266 atividades, sendo 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, além de gestores do sistema estadual e nacional de ciência e tecnologia. “Algumas dessas atividades foram canceladas por problemas de saúde ou dos voos dos palestrantes”, explicou.
Para o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, que manifestou sua gratidão e reconhecimento à SBPC, o maior legado do evento foi a demonstração de que a ciência pode ser aliada no processo das transformações que a sociedade vem demandando.  “Acolhemos esse evento, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura do Recife e outras entidades de ensino, por entender que iniciativas dessa natureza fortalecem o sentimento de cidadania e pertencimento da sociedade brasileira”, disse.
O reitor destacou a divulgação promovida pelos veículos da UFPE, que integrou a TV e Rádio Universitária e a Assessoria de Comunicação (Ascom) na produção de informes diários, inclusive transmissões de conferências e flashes ao vivo. Ainda entre os destaques apontados pela organizadora e pelo anfitrião do evento, foi relacionada uma reunião com alunos participantes do Programa Ciência sem Fronteiras . “Tinha jovem até sentado no chão”,  revelou Helena. E a presença constante do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, que transferiu seu gabinete para a sede da SBPC, de onde despachou com seus assessores ministeriais durante quatro dias.
A próxima reunião da SBPC, que conta com 110 sociedades científicas afiliadas, ocorrerá na cidade do Rio Branco, capital do Acre, com início previsto para o dia 20 de julho de 2014, logo após o término da Copa do Mundo de Futebol. O tema e a amplitude do evento, segundo Helena Nader, ainda serão definidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços