Prefeitura lança curso de inglês para permissionários de feiras e mercados



Permissionários de feiras e mercados terão aulas de inglês instrumental, a partir desta segunda-feira, 15, quando a Prefeitura de Manaus lança o Programa de Capacitação em Inglês para Permissionários de Feiras e Mercados. O lançamento será na Escola Estadual Aderson de Menezes, rua 26, s/n°, conjunto Castelo Branco, Parque 10, onde os trabalhadores também assistirão as aulas, até o fim do curso, em setembro. A abertura da capacitação será às 13h, com a palestra “Qualidade no Atendimento ao Público”, voltada aos alunos já inscritos, e a solenidade oficial de lançamento será às 15h.
O Programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab), com coordenação pedagógica da Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Fespi). A iniciativa prevê a realização de cursos de inglês, voltados para trabalhadores de feiras e mercados que têm autorização da Prefeitura para trabalhar nesses locais. A proposta é preparar os feirantes para o atendimento de turistas, durante a Copa de Futebol de 2014 e após o evento. “A iniciativa é para as feiras e mercados que tenham potencial relevante quanto à visitação de turistas. Por essa razão, os feirantes precisam ter noções básicas do inglês, para atender adequadamente os visitantes”, destacou o titular da Sempab, Jefferson Praia.
A diretora-presidente da Fespi, Luiza Bessa Rebelo, explica que o conteúdo programático do curso será focado no vocabulário utilizado com frequência no local de trabalho. Eles aprenderão, por exemplo, a descrever as espécies de peixes, frutas, saudações, valores e preços, cores, nomes de alimentos, unidades de medidas, comidas regionais como tacacá, tapioca, açaí, sanduíche de tucumã, entre outras informações úteis para a comunicação com o cliente estrangeiro. A palestra de abertura desta segunda-feira será ministrada pela gerente de atendimento da Fespi, Priscilla Almeida, com a proposta de orientar os feirantes sobre medidas práticas, que agregam valor e asseguram mais qualidade no atendimento ao cliente.
Nesta primeira etapa, serão atendidos permissionários da feira do bairro Parque 10. O próximo grupo a ser atendido deverão ser os permissionários da feira do bairro Alvorada I. A primeira turma terá 48 alunos, que assistirão às aulas em dias de segunda e quarta-feira, no período de 15 de julho a 18 de setembro. As aulas serão ministradas sempre no horário de 13h às 16h, na Escola Estadual Anderson de Menezes, localizada no mesmo bairro da feira, a fim de facilitar o acesso dos alunos à capacitação. O curso de inglês terá o total de 60 horas e os participantes receberão certificado de conclusão.
Luiza Rebelo explica que a Prefeitura está empenhada em preparar Manaus para a Copa. Na área de capacitação, a gestão municipal já mantém iniciativas como o Programa de Capacitação em Idiomas Manaus Copa 2014, voltado para a capacitação de servidores municipais, que desenvolvem atividades em que há contado direto com o público, como é o caso do trânsito, saúde, turismo, entre outras áreas. Já estão sendo treinados 660 servidores. Há, ainda, o programa Bolsa Idiomas, lançado recentemente, e que irá atender, inicialmente, trabalhadores dos segmentos de turismo, hotelaria, entre outros, cuja característica principal é a prestação de serviço ao público externo.
A diretora da Fespi destaca, ainda, que antes de lançar o Programa o órgão realizou, com apoio da Sempab, um levantamento de necessidades junto aos feirantes o que permitiu, também, traçar um perfil do público-alvo. Foram entrevistados 92 permissionários das feiras do Parque 10 e do Alvorada I. Os trabalhadores têm idade entre 19 e 78 anos, a maioria possui ensino fundamental e não têm conhecimento sobre a língua inglesa. Todos os permissionários manifestaram interesse em aprender o segundo idioma, para atender os clientes estrangeiros com eficiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade