Prefeito de Cité Soleil, no Haiti, visita UPP no Complexo do Alemão

Governante quer levar modelo de polícia de proximidade para o seu país

O prefeito da cidade haitiana Cité Soleil, Jean Philippe, visitou, na quarta-feira (3/7), a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Fazendinha, no Complexo do Alemão. Com sua comitiva e acompanhado por policiais militares e integrantes da ONG Viva Rio – que intermediaram sua visita – o governante foi conhecer o modelo de policiamento de proximidade que pretende ajudar a implantar em seu país.

Pela manhã, Philippe conheceu o Aterro de Gramacho, experiência que o impressionou, devido às necessidades de saneamento básico de seu município. No Complexo do Alemão, Philippe caminhou por ruas, passeou de teleférico e assistiu a uma apresentação sobre a política de segurança e o modelo de pacificação do Governo do Estado, na sede da UPP Fazendinha.

Segundo o prefeito, é necessário motivar a população de Cité Soleil e obter sua aprovação para implantar uma UPP no local, ideia que ele julga interessante.

– A estratégia de diálogo e aproximação entre polícia e comunidade é fundamental. Senti que aqui (Alemão) existe uma boa interação entre os moradores e a polícia. É importante esta integração – disse Philippe, cuja cidade está situada na região metropolitana de Porto Príncipe, capital do Haiti, área com cerca de 1 milhão de habitantes.

Nesta quinta-feira (4/7), o governante vai conhecer a comunidade da Rocinha, em São Conrado. Perguntado sobre quais são as similaridades entre o Complexo do Alemão e a população de Cité Soleil, ele disse:

– Gueto é gueto, em qualquer lugar do mundo. O comportamento humano é parecido. A anarquia nas construções e na urbanização é semelhante, e as pessoas estão todas procurando ganhar a vida – contou o presidente, que parecia se sentir em casa.

No fim de maio, o primeiro-ministro do Haiti, Laurent Lamonthe, esteve no Rio, onde se encontrou com o governador Sérgio Cabral e visitou o Complexo do Alemão. Na ocasião, foi estabelecido um convênio entre a Polícia Nacional do Haiti e a Polícia Militar do Rio, que tem como foco o intercâmbio de profissionais e a troca de experiência entre os países em áreas como estratégia de intervenção, pacificação e polícia de proximidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade