Polícia Militar divulga esquema especial durante a Jornada Mundial da Juventude

Patrulhamento contará com 14 mil PMs diariamente

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta sexta-feira (19/7), o esquema especial de policiamento para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece entre os dias 23 e 28 de julho. Serão empregados 14 mil policiais por dia no patrulhamento em conjunto com órgãos de Segurança dos governos estadual e federal. Para aumentar o efetivo, os PMs receberão a contrapartida do RAS (Regime Adicional de Serviço).

A Praia de Copacabana, palco da acolhida aos jovens e da Via Sacra, receberá o maior efetivo. Serão 1,5 mil policiais por dia nos dois eventos. A PM terá ainda o apoio de 30 torres de observação, com cinco policiais em cada, pelo menos 25 viaturas e mais de 20 motocicletas. Mais de 80 policiais farão patrulhamento a pé. Câmeras dos helicópteros do Grupamento Aeromóvel (GAM) vão acompanhar a movimentação em tempo real.

Na Zona Oeste, aproximadamente 1 mil policiais vão atuar no policiamento, inclusive com equipes bilíngues. Em Guaratiba, onde uma missa será celebrada no Campus Fidei, no dia 28, será montado um Centro de Comando e Controle da PM para monitoramento do público. Desse efetivo, 270 homens ocuparão as comunidades de Antares, Rola, Cesarão e Aço, na Zona Oeste. Dois blindados e 14 viaturas vão apoiar o patrulhamento nesses locais.

Todos os deslocamentos do Papa serão acompanhados por 400 policiais militares. Dois helicópteros também vão monitorar os percursos. Além desses 400 policiais, mais 400 vão patrulhar as ruas do Centro no dia 22. Já a visita do Papa Francisco à comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos, dia 25, contará com cerca de 900 homens.

Os terminais de transporte público (Central do Brasil, Barcas, Metrô, Rodoviária, Alvorada e Campo Grande), estações de BRTs (Bus Rapid Transit) e principais vias de acesso que cortam a cidade também receberão parte do reforço de efetivo, assim como o Aterro do Flamengo e a Praia de Botafogo. Principais pontos turísticos, praias e parques terão policiamento reforçado dia e noite, bem como hotéis que vão receber os peregrinos, a Cidade das Artes e os bairros de Deodoro e Santa Cruz. A PM também vai garantir a escolta de excursões de grandes grupos.

Estarão mobilizados policiais militares dos sete Comandos de Policiamento de Área; Comando de Operações Especiais (COE) – Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Batalhão de Choque (BPCHq), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e GAM; unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE), compostas pelo Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE), Grupamento Especial de Policiamento Ferroviário (GPFer) e Regimento de Polícia Montada (RPMont); 1º Comando de Policiamento de Área (CPA); Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e Coordenadoria de Inteligência (CI).

A Polícia Militar recomenda à população que chegue com antecedência aos locais dos eventos, priorizando o transporte público e redobrando a atenção com as crianças, identificando-as. A PM também orienta a não utilizar recipientes de vidro e fogos de artifício.

Efetivo por local

  • Copacabana – 1,5 mil policiais militares por dia de evento, 30 torres de observação, apoio de 25 viaturas e 20 motocicletas e 80 policiais nas ruas de acesso à orla;
     
  • Manguinhos – 900 policiais militares;
     
  • Zona Oeste – 1 mil policiais militares. A ocupação das comunidades de Antares, Rola, Cesarão e Aço será feita por 270 PMs. Apoio de dois blindados e 14 viaturas;
     
  • Centro – 800 policiais militares;
     
  • Deslocamentos do Papa Francisco –  400 policiais militares e apoio de dois helicópteros.
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços