Paulo Paim homenageia Nelson Mandela

Da Redação
O senador Paulo Paim (PT-RS) homenageou em Plenário, nesta segunda-feira (8), o ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, de 94 anos, que completou um mês de internação em Pretória com infecção pulmonar grave.
Sei que ele está num momento difícil. Eu falo muito aqui em flores, como se eu estivesse podendo neste momento remeter muitas flores em vida para Nelson Mandela - disse o senador logo depois de citar trecho de uma música sobre saudade.
O parlamentar destacou a trajetória do menino negro, que nasceu em uma aldeia africana, filho de pais analfabetos e se tornou um dos maiores líderes mundiais. Paim ressaltou a luta de Mandela contra o Apartheid, regime de segregação racial na África do Sul, adotado de 1948 a 1994.
- A África do Sul era um país que não olhava para o seu povo. Tudo era separado: ônibus, bares. Postos de saúde não havia para negros, nem para indianos, nem mestiços. Somente humilhação e muita pobreza, e Nelson diz: “Vou mudar as leis" - relatou o senador.
Paim também se referiu aos 27 anos de prisão enfrentados por Mandela que acabou ganhando o apoio de militantes dos direitos humanos no mundo todo, exigindo a sua libertação.

Paulo Paim encerrou a homenagem lendo o poema Invictus, do poeta britânico William Ernest Henley, considerado o preferido de Nelson Mandela.
- Ele diz: “Sou senhor do meu destino, sou capitão da minha alma.” Nelson Mandela vive, Nelson Mandela nunca morrerá, porque os seus ideais estarão sempre vivos entre nós. Vida longa! Viva Mandela! Vida eterna para os ideais do grande Nelson Mandela! - concluiu o senador, emocionado.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços