Parceria certifica empresas mineiras prestadoras de serviços

Belo Horizonte - O Sebrae em Minas Gerais reuniu dez empresas prestadoras de serviços em Uberaba para o lançamento do programa de Certificação ISO 9001. A ação integra o projeto de Adensamento da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás, por meio de parceria firmada em abril passado entre a instituição e a Petrobras. A iniciativa capacita micro e pequenas empresas para atuarem como fornecedoras da estatal em várias áreas de atuação. Os treinamentos têm foco estratégico em Inteligência Competitiva, Cultura da Cooperação, Desenvolvimento de Fornecedores, Inovação e Promoção de Negócios.
Estima-se que cerca de 80 pequenos negócios de Uberaba, Uberlândia e Araxá serão inseridos no programa para atender à unidade de fertilizantes nitrogenados (UFN), fábrica de amônia da Petrobras em Uberaba, que deverá entrar em atividade em 2017. “Integrar o seleto cadastro de fornecedores da Petrobras é o desejo de micro e pequenas empresas que convivem com as unidades de negócio da estatal, presentes em diversas regiões do país”, assinala a analista do Sebrae em Minas Gerais, Simone Mendes, coordenadora do programa no estado.

“A certificação é uma prova do bom fornecimento, não só para a Petrobras, mas para outras grandes empresas”, reforça a também analista do Sebrae em Uberaba, Heloísa Tinoco. O consultor responsável, Manoel Eustáquio da Silva, concorda: “quando temos uma empresa do porte da Petrobras, que exige a certificação, é uma oportunidade para as empresas locais de criação de estratégias e de reformulação das gestões internas”.

A ISO (International Organization for Standardization ou Organização Internacional de Padronização) é uma norma técnica que estabelece um sistema gerencial voltado para a qualidade. Sua função é promover a normatização de produtos e serviços para que a qualidade seja permanentemente melhorada.

Para obter a certificação, as empresas precisam atender a requisitos como a melhoria dos processos internos, maior capacitação dos colaboradores, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade