Papa Francisco celebra missa na Basílica de Aparecida, em São Paulo

No fim da tarde, o pontífice volta ao Rio de Janeiro para visitar o Hospital São Francisco de Assis

APARECIDA - Em seu terceiro dia no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Papa Francisco celebrou, nesta quarta-feira (24/07), uma missa para milhares de pessoas na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida. O Santo Padre chegou ao Santuário de papamóvel e saldou e abençoou os fiéis que esperavam desde cedo do lado de fora da basílica.

Em sua homilia, o Papa Francisco ressaltou a importância da proximidade com Maria, a mãe de Jesus, para orientar os jovens e afirmou que é com ela que se aprende o verdadeiro discipulado.

- Por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria. Assim, de cara à Jornada Mundial da Juventude que me trouxe até o Brasil, também eu venho hoje bater à porta da casa de Maria, que amou e educou Jesus, para que ajude a todos nós, os Pastores do Povo de Deus, aos pais e aos educadores, a transmitir aos nossos jovens os valores que farão deles construtores de um País e de um mundo mais justo, solidário e fraterno. Para tal, gostaria de chamar à atenção para três simples posturas: conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; e viver na alegria.

Antes da missa, o Papa se encontrou com o Reitor do Santuário, Padre Domingos Sávio da Silva e fez, na Capela dos Doze Apóstolos, uma oração que a partir de agora é oficial em todas as missas dedicadas a Nossa Senhora Aparecida. Antes da celebração da missa, o Papa Francisco foi saudado por Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

- Este Santuário é um importante “ícone” religioso nacional. Ao visitá-lo, podemos dizer que, simbolicamente Vossa Santidade está visitando todo o Brasil. É uma visita de peregrino, com a qual Vossa Santidade quis confiar a Nossa Senhora o grande acontecimento dos próximos dias, que é a 27ª Jornada Mundial da Juventude - afirmou Dom Raymundo.

Com um grupo de 47 pessoas de Itaipulândia, no Paraná, a dona de casa Terezinha Trevisan Engel, de 51 anos, aguardava a benção do Papa Francisco desde às 5h30. A peregrina disse que a graça de ver o Santo Padre valia qualquer sacrifício, como a chuva e o frio.

- Esse é um momento muito especial. O nosso coração está transbordando de alegria. Todo domingo estou na igreja e sou coordenadora da novena de Nossa Senhora Aparecida na nossa igreja. Essa oportunidade coroa toda essa dedicação - garantiu Terezinha.

Segurando uma imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida vinda de Minas Gerais, a professora Efigênia Fernandes, de 60 anos, se emocionou com as orações e os cânticos até a chegada de Francisco.

- Ele é o Papa que vai revolucionar e unir a igreja porque ele é um seguidor de Cristo. Se ele não for diferente, o mundo não será diferente. E como professora, tenho obrigação de conduzir a juventude para o caminho da fé - defendeu.

Depois da missa, o Papa fez uma saudação à multidão da sacada do Santuário o Papa e seguiu de carro aberto ao Seminário de Bom Jesus de Aparecida, para abençoar a imagem de São Frei Galvão, canonizado por Bento XVI. A imagem ficará exposta em um santuário em Guaratinguetá. Depois do almoço, acompanhado pela comitiva papal, os bispos da região e os dez seminaristas, o Papa Francisco voltou ao Rio para a visita ao Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca. O Papa prometeu voltar a Aparecida em 2017, quando o Santuário celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços