Palestra durante a Febravar destaca as oportunidades no mercado chinês




“Não importa a cor do gato, mas sim que ele pegue o rato” foi a mensagem deixada pelo CEO da China Invest.

No último dia de palestras do Congresso para o Desenvolvimento do Varejo, o CEO daChina Invest, Thomaz Machado, palestrou sobre as oportunidades de negócio que o mercado chinês oferece aos empresários brasileiros.Thomaz atua desde 1999 em consultoria e estruturação de negócios entre empresas sul-americanas e chinesas, além de participar de missões empresariais e governamentais para negócios e feiras na China. O Congresso para o Desenvolvimento do Varejo ocorre dentro daFebravar, promovida peloSindilojas Porto Alegre.
Na palestra “Oportunidades da China”, o palestrante apresentou informações sobre estratégia de internacionalização, estruturação de Global Sourcing e aspectos culturais e econômicos do mercado chinês.De acordo com Thomaz Machado, em 2010, a China tornou-se o maior importador do Brasil, e hoje é o maior parceiro comercial brasileiro, mas é preciso ver a China como um novo país, com 20 anos e com extremos de pobreza e riqueza. Para o CEO, “existem inúmeras oportunidades de negócios dentro do mercado chinês, mas antes de tudo é preciso conhecer o mercado e quebrar paradigmas. As dificuldades de cultura, língua, entre outras tantas, são as mesmas tanto para o Brasil como para a China”, destaca.

Hoje, a China é o país que mais importa no mundo, mas é também o que mais desenvolve produtos e cria propriedade intelectual, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2012, a China foi o principal parceiro comercial brasileiro e absorveu 16% das trocas comerciais.
Thomaz Machado ressaltou que o governo chinês tem como estratégia apoiar plenamente a internacionalização das empresas, e isso resultará na abertura de muitas oportunidades para profissionais brasileiros, das mais diversas áreas. E alerta: “É preciso estar preparado para recebê-los”.
Sobre o Sindilojas Porto Alegre
Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços