Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se rende ao Jazz, sob regência do maestro Nelson Ayres


Série CONCERTOS NO PARQUE terá como convidado o pianista americano CLIFF KORMAN e Banda, em edição especial para o Savassi Festival
O Parque Municipal irá se entregar ao jazz. Em edição especial do Savassi Festival, a série Concertos no Parque recebe o maestro convidado Nelson Ayres para reger a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Big Band Palácio das Artes no dia 21 de julho, domingo, às 10h. O público se surpreenderá com a execução de Interventions, peça inédita em cinco movimentos composta pelo pianista americano Cliff Korman, que participará do concerto, acompanhado por sua banda. A entrada é gratuita. 
Cliff compôs Interventions inspirado pela seu filho e pela sua mãe. Enquanto o pequeno Elias aprendia a falar e a guardar suas lembranças, Mona, em conseqüência de uma doença degenerativa, perdia sua capacidade de comunicação e memória. Para o compositor, essas duas fases espelhavam uma mesma relação: uma se abria para o mundo, a outra, se desligava dele. A partir dessa elaboração, Cliff compôs uma peça contemporânea que permite aos músicos realizarem um jogo de improvisação que traduz a novidade da vida e a iminência do esquecimento.
Para combater certos vícios, o compositor introduziu um dispositivo musical projetado para impedir que os músicos utilizem padrões habituais pré-concebidos na improvisação. Assim, eles são presenteados com um evento inesperado e devem escolher como encará-lo musicalmente. “É essa resposta imediata, ao longo da performance musical, o que mais me interessa”, revela Cliff.
Mais de 20 mil pessoas – A Série Concertos no Parque, que somente em 2012 recebeu mais de 20 mil pessoas, visa democratizar o acesso à cultura por meio de apresentações ao ar livre nas tardes de sábado e nas manhãs de domingo, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. De acordo com Edilane Carneiro, Diretora Artística da Fundação Clóvis Salgado, a parceria com o Savassi Festival é fundamental para trazer novos ares à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, que tem a possibilidade de variar seu repertório e experimentar novos percursos. “A iniciativa privada é um elo fundamental para potencializar e ampliar as fontes de sustentabilidade para as inúmeras iniciativas do universo artístico”, explica.
O próximo concerto da Série acontece nos dias 10 e 11 de agosto, com apresentações do Coral Lírico de Minas Gerais, no sábado, às 16h, e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, no domingo, às 10h.
Savassi Festival
O Savassi Festival dedica-se ao jazz e a música instrumental desde 2003. A cada edição seu escopo diversifica-se. Hoje, além de shows de jazz e música instrumental em espaços públicos, o festival realiza lançamentos de CDs, concursos, workshops, residência artística, lançamentos de obras inéditas, fomento a colaborações, recolhimento de alimentos não perecíveis e parcerias com comerciantes locais. Nesses 10 anos de festival, com edições anuais e ininterruptas, foram realizados 360 shows, 42 workshops, 143 apresentações de dj´s diversificados, beneficiando um público de aproximadamente 220 mil pessoas.
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Criada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, corpo artístico gerido pela Fundação Clóvis Salgado, é considerada uma das grandes orquestras do país.
O repertório interpretado pela OSMG inclui desde o clássico tradicional, como balés, concertos, sinfonias e obras sacras, até o mais significativo da música popular, com a série Sinfônica Pop. No projeto já se apresentaram nomes como Zizi Possi, Nana Caymmi, Wagner Tiso e João Bosco.
A Orquestra apresenta-se em eventos locais e nacionais, além de cidades do interior de Minas, com a proposta de difundir a música erudita e democratizar o acesso de diversos públicos a esse gênero musical. A OSMG atua também na temporada de óperas produzidas pela Fundação Clóvis Salgado.
Dentre seus regentes titulares figuraram os maestros Wolfang Groth, Emilio de César, Sergio Magnani, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Aylton Escobar, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá e Marcelo Ramos, (atual).
Big Band Palácio das Artes
Organizada em 2006 como projeto do Curso de Música do Centro de Formação Artística (Cefar), a Big Band Palácio das Artes integra a política do Governo de Minas de fomento e incentivo à formação de novos talentos realizada pela Fundação Clóvis Salgado.
A FCS é a responsável por disponibilizar toda a infraestrutura para a manutenção do grupo e oferecer condições para a profissionalização dos jovens artistas, investindo no apuro técnico, na experimentação e na sua valorização e divulgação junto ao público.
Sob a regência do maestro e arranjador Nestor Lombida, a Big Band Palácio das Artes proporciona aos músicos a oportunidade de participarem de todo o processo de um grupo profissional, desde ensaios, gravações, realização de shows e concertos, além do contato com o público.
A Big Band Palácio das Artes apresenta-se em diversos espaços de Belo Horizonte e em cidades do interior de Minas Gerais. O grupo também participa de eventos importantes na área da música como Savassi FestivalJazz Gerais, Festival Tudo é Jazz e Vi Jazz Blues Festival.
Nelson Ayres
Primeiro aluno brasileiro da afamada Berklee College of Music. Criou a Big Band de Nelson Ayres, que lotou teatros e casas noturnas durante toda a década de 1970. Na década seguinte, fundou o grupo Pau Brasil, que tanto influenciou toda a nova geração de instrumentistas. Com César Camargo Mariano realizou o premiadíssimo Prisma, primeiro show a usar intensivamente os novos recursos de computação aliada à música eletrônica. Em 1990, esteve à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, como regente, arranjador e diretor artístico.
Cliff Korman
Pianista completo, educador reconhecido e pesquisador de jazz, música brasileira e improvisação. Há 25 anos desenvolve numerosos projetos envolvendo músicos brasileiros, como Wagner Tiso e Milton Nascimento, e norte-americanos, apresentando grande variedade de composições e arranjos. Estudou com nomes como Roland Hanna, Ron Carter e Kenny Barron. Entre suas gravações próprias, destacam-se "Mood Ingênuo, o sonho de Pixinguinha e Duke Ellington", e "Gafieira Dance Brasil", com o renomado saxofonista, ganhador do Grammy Paulo Moura, e "Migrations", que busca conexões entre a tradição musical do Brasil e o jazz Americano. Lecionou Piano e Teoria Jazzística, Improvisação e Música Instrumental Brasileira na Manhattan School of Music, Unirio, na Escola de Música de Brasília. Atualmente é professor no departamento de Música Popular na Universidade Federal de Minas Gerais.
SERVIÇO:
Evento: Concertos no Parque – Edição Savassi Festival
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti
End.: Av. Afonso Pena – Centro – Belo Horizonte/MG
Data: 21 de julho de 2013
Preço: Acesso gratuito
Entrada Gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços