“O que todo consumidor quer são dez minutos de férias diários”


Empresário que trabalhou com empresas como Hering, Fast Shop e O Boticário, explica que é preciso haver um reposicionamento estratégico das marcas para transformá-las em ícones
 


Crédito: Daniela Villar
Durante as discussões sobre estratégias de venda, no último dia do Congresso para o Desenvolvimento do Varejo, Júlio Takano palestrou sobre A Importância do Design para o Reposicionamento Estratégico de Grandes Marcas. O empresário é CEO da Kawahara e Takano, Soluções para o Varejo e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Soluções para o Varejo (Abiesv). O evento acontece em paralelo à Feira Brasileira do Varejo (Febravar), que teve início na quarta-feira, dia 10 de julho.
Com a máxima de que o que o consumidor quer são dez minutos de férias por dia, Júlio Takano afirma que o varejo é antropológico e orgânico, está sempre em mudança. Atualmente, é preciso transformar a compra em uma experiência sensorial, em uma quebra de rotina e, principalmente, em uma construção de lifestyle. “Para um crescimento expressivo de vendas e uma fidelização do cliente a marca precisa ser um estilo de vida, um ícone”, explica Takano. “Você atinge isso quando o cliente passa a ser fã, passa a querer tatuar a sua marca”, acrescenta.
Para que essa experimentação seja possível, o palestrante explica as estratégias de design que integram arquitetura de varejo, de negócio, de mobiliário e marketing para que a marca atinja um novo posicionamento no mercado. As palavras-chave na hora da construção da loja conceito atualmente são: exposição, experimentação, interatividade e entretenimento. “Isso se alia à construção do estilo de vida do consumidor, mexe com o emocional. É preciso haver uma experiência de compra envolvente, intuitiva e dinâmica”.
Takano apresentou três cases de sucesso da sua empresa: Hering Store, Fast Shop e O Boticário. As marcas apresentadas passaram por um processo de identificação com o seu público-alvo e personalização do ponto de venda, aumentando o retorno de mercado. “Não queremos vender tudo pra todos, queremos apresentar soluções melhores para os nossos clientes, que passam a ser fiéis”, conclui.
Sobre o Sindilojas Porto Alegre
Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas.

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