“O que todo consumidor quer são dez minutos de férias diários”
Empresário que trabalhou com empresas como Hering, Fast Shop e O Boticário, explica que é preciso haver um reposicionamento estratégico das marcas para transformá-las em ícones
Crédito: Daniela Villar
Durante as discussões sobre estratégias de venda, no último dia do
Congresso para o Desenvolvimento do Varejo, Júlio Takano palestrou sobre
A Importância do Design para o Reposicionamento Estratégico de Grandes
Marcas. O empresário é CEO da Kawahara e Takano, Soluções para o Varejo e
presidente da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e
Soluções para o Varejo (Abiesv). O evento acontece em paralelo à Feira
Brasileira do Varejo (Febravar), que teve início na quarta-feira, dia 10
de julho.
Com a máxima de que o que o consumidor quer são dez minutos de férias
por dia, Júlio Takano afirma que o varejo é antropológico e orgânico,
está sempre em mudança. Atualmente, é preciso transformar a compra em
uma experiência sensorial, em uma quebra de rotina e, principalmente, em
uma construção de lifestyle. “Para um crescimento expressivo de vendas e
uma fidelização do cliente a marca precisa ser um estilo de vida, um
ícone”, explica Takano. “Você atinge isso quando o cliente passa a ser
fã, passa a querer tatuar a sua marca”, acrescenta.
Para que essa experimentação seja possível, o palestrante explica as
estratégias de design que integram arquitetura de varejo, de negócio, de
mobiliário e marketing para que a marca atinja um novo posicionamento
no mercado. As palavras-chave na hora da construção da loja conceito
atualmente são: exposição, experimentação, interatividade e
entretenimento. “Isso se alia à construção do estilo de vida do
consumidor, mexe com o emocional. É preciso haver uma experiência de
compra envolvente, intuitiva e dinâmica”.
Takano apresentou três cases de sucesso da sua empresa: Hering Store,
Fast Shop e O Boticário. As marcas apresentadas passaram por um
processo de identificação com o seu público-alvo e personalização do
ponto de venda, aumentando o retorno de mercado. “Não queremos vender
tudo pra todos, queremos apresentar soluções melhores para os nossos
clientes, que passam a ser fiéis”, conclui.
Sobre o Sindilojas Porto Alegre
Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal
dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18
mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e
defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das
empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação
profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas.
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