O que fazer quando a garagem do vizinho vira depósito?

O que fazer quando a garagem do vizinho vira depósito?

Desavenças podem acontecer em condomínios e os problemas com o uso das garagens costumam surgir. Para auxiliar os moradores com a problemática, a Guarida Imóveis dá algumas dicas de como lidar com essas situações divergentes.
Morar em um condomínio exige ser flexível e saber se adaptar as normas e a vontade da maioria. E acima de tudo, é necessário bom senso. É necessário saber lidar com divergentes opiniões sobre o mesmo assunto e aceitar as regras de cada local. “Um dos muitos problemas entre vizinhos diz respeito ao uso dos boxes de estacionamento. Em especial com aqueles que utilizam esses locais como depósito pessoal”, diz o diretor de condomínios da Guarida Imóveis, Newton Nunes. Para auxiliar no uso e cuidado desse espaço, a Guarida Imóveis explica o que o morador deve e o que não deve fazer sobre o polêmico assunto.
“Utilizar os boxes de estacionamento como depósito é proibido na grande maioria dos condomínios e acarreta diversos problemas, quando não respeitado. O primeiro diz respeito à limpeza e conservação. O acumulo de objetos nesses espaços proporciona a proliferação de insetos e outros bichos difíceis de exterminar depois. Baratas, traças, ratos e outros tipos podem se alastrar no condomínio. Além disso, outro problema causado é que muitas vezes, alguns objetos deixados nos boxes ultrapassam limites e interferem diretamente na vaga do vizinho, dificultando a circulação dos demais automóveis e as manobras necessárias para estacionar.
Nunes alerta que as normas sobre o uso dos boxes estão na convenção do condomínio. Caso não estejam, é possível convocar uma assembleia para deliberar sobre o assunto. Nunes recomenda observar as normas do prédio, que vai determinar se é proibido ou liberado depositar objetos ou outros materiais nos boxes. “As pessoas têm dúvidas sobre a permissão ou não de instalar armários na garagem. Para responder essa e outras perguntas é necessário conhecer a convenção do condomínio”, reafirma. Mas o especialista aconselha o diálogo e a pacificação. “Se os moradores quiserem padronizar, o ideal é convocar uma assembleia, discutir a forma de utilização dos boxes, se é ou não possível instalar armários, guardar objetos etc... Na assembleia deve ser deliberado todos os detalhes, como padrão a ser adotado, o que pode ou não ser depositado nos boxes, bem como na hipótese de ficar determinado que os boxes são apenas para guarda de um automóvel. Deve, ainda, ficar deliberado o prazo que os moradores terão para retirarem seus objetos e qual a penalidade caso não cumpram com a determinação”, contou.
A maior defesa dos moradores fica por conta de um só argumento. “As pessoas pensam que como o box é de sua propriedade podem usar como melhor entenderem”, diz. Porém, Nunes alerta para o artigo 1336, IV, do Código Civil, ao tratar dos deveres dos condôminos, prevê que “cada condômino pode dar as suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos demais”. Se os moradores não cumprem as normas do condomínio, o primeiro passo é notificar e multar, como ultima alternativa buscar o Poder Judiciário.

Sobre a Guarida Imóveis
No ramo imobiliário desde 1977, nos últimos anos a Guarida Imóveis tem ampliado significativamente sua participação no mercado imobiliário gaúcho. Conta com mais de 600 profissionais para atender aos mais de 80 mil clientes na administração de aluguéis e condomínios e na compra e venda de imóveis. Focada nos princípios de modernidade, visão de futuro e excelência em serviços, no ano 2000 a empresa tornou-se a primeira imobiliária da Região Sul do País certificada internacionalmente pela ISO 9001 em administração de aluguéis, condomínios e intermediação na compra e venda de imóveis. Também já conquistou diversas premiações e reconhecimentos como: Melhores empresas para Trabalhar RS, Brasil e  América Latina do Great Place to Work Institute, Top of Mind da Revista Amanhã, Top Ser Humano, Marcas de Quem Decide do JC e Qualidata, e Prêmio Responsabilidade Social Assembleia Legislativa RS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços